RCB/TuneIn
Sexta, 18 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
GEOPARQUES ASSINAM PROTOCOLO
Rádio Cova da Beira
Os geoparques mundiais Unesco da Naturtejo e Mixteca Alta (México) assinaram um protocolo de colaboração tendo em vista a investigação e promoção dos dois territórios. O acordo foi celebrado durante a 15ª conferência europeia de geoparques que decorreu em Sevilha.
Por Nuno Miguel em 06 de Oct de 2019
De acordo com os responsáveis do Geopark «Naturtejo» este acordo tem como principais objectivos “a investigação e divulgação do património agrícola existente nestes dois territórios, com particular referência no caso da Mixteca Alta  para a preservação genética das variedades tradicionais de milho e das estruturas construídas pela cultura pré-hispânica Mixteca por milhares de anos como adaptação a solos pobres, tal como aconteceu também no território do Geopark Naturtejo”. 
O acordo abre ainda a discussão entre estes dois territórios “sobre formas de valorizar o artesanato e os produtos locais” tendo já uma comitiva de investigadores da universidade nacional do México acompanhados pelo arqueólogo e consultor americano Ronald Spores, visitado o Geopark Naturtejo tendo em vista operacionalizar linhas de acção conjunta a desenvolver nos próximos meses.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados