RCB/TuneIn
Terça, 22 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
AUTARCAS REÚNEM PARA ANALISAR SITUAÇÃO DO TEJO
Rádio Cova da Beira
Os presidentes das autarquias dos territórios que integram a área do Tejo Internacional, nomeadamente, os de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Idanha-a-Nova, Cedillo, Carbajo, Herrera de Alcántara e Alcántara estiveram reunidos esta sexta-feira onde mostraram a sua apreensão e grande preocupação pela redução drástica do caudal em toda extensão do Tejo Internacional.
Por Nuno Miguel em 04 de Oct de 2019
Em comunicado os autarcas condenam “a forma como foram geridos os caudais no percurso do Tejo Internacional, que originaram elevados prejuízos ambientais, turísticos e económicos. A situação é inédita e inaceitável, demonstrando profunda insensibilidade para com este território, em que os autarcas têm investido no sentido de o Tejo ser um fator de atratividade e de desenvolvimento”.
Os autarcas exigem “que a situação que agora ocorreu não volte a verificar-se no futuro” e deixaram um apelo às entidades responsáveis de Portugal e Espanha para que “estabeleçam um quadro que garanta a boa gestão dos caudais e a melhoria da qualidade da água no rio Tejo”.
Também presente na reunião esteve um representante da agência portuguesa do ambiente, que referiu que esta situação “resultou de descargas extraordinárias verificadas da barragem de Cedillo, com o objectivo de Espanha cumprir o regime de caudais estabelecido na convenção de Albufeira para a bacia hidrográfica do Tejo”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados