RCB/TuneIn
S√°bado, 07 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
GNR RECUPERA GRIFO
Rádio Cova da Beira
O N√ļcleo de Protec√ß√£o Ambiental da GNR de Idanha-a-Nova recuperou um grifo, esp√©cie com estatuto de conserva√ß√£o ‚Äúquase amea√ßada‚ÄĚ, no concelho de Idanha-a-Nova, na passada quarta-feira.
Por Paulo Pinheiro em 04 de Oct de 2019

Na sequência da denuncia efectuada por um cidadão que o animal encontrava-se a deambular numa herdade, os militares deslocaram-se ao local e recolheram a ave, um exemplar juvenil de gyps fulvus, conhecida por grifo, que aparentava estar debilitada e incapacitada de voar.

Depois de recolhido, o grifo foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS), para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e libertação no seu habitat natural.

O estatuto de conservação dos grifos em Portugal é de “quase ameaçado”, dado existirem menos de mil exemplares no país, com uma população reprodutora de cerca de 400 casais, principalmente no Douro e Tejo Internacional, que, têm como principais ameaças, a utilização de iscos envenenados para eliminar predadores de espécies pecuárias (p. ex. a raposa e o lobo), a redução da disponibilidade de cadáveres e a degradação e perturbação humana dos habitats de nidificação.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados