RCB/TuneIn
Segunda, 21 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“SINGULAR DO PLURAL” CHEGA A CASTELO BRANCO
Rádio Cova da Beira
A casa do arco do bispo, em Castelo Branco, recebe a partir da próxima terça-feira, esta mostra dinamizada pela EAPN Portugal em que são mostradas 20 fotografias de cidadãos de etnia cigana no exercício de diferentes profissões.
Por Nuno Miguel em 04 de Oct de 2019
A exposição fotográfica “Singular do Plural” tem decorrido em diversos locais do país e chega agora Castelo Branco, através de uma parceria com a junta de freguesia daquela cidade.
Em comunicado, a autarquia refere que esta exposição “tem como objectivo influenciar, positivamente, a imagem social sobre as comunidades ciganas na sociedade maioritária, contribuindo para um melhor conhecimento sobre estas e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”.
No mesmo comunicado, a junta de freguesia de Castelo Branco refere que esta exposição “foi criada para desmistificar um plural, «os ciganos», supostamente representativo de uma entidade colectiva apenas imaginária, e quase sempre negativa, que procura classificar o todo ignorando as partes. E, maioritariamente, responsável pela manutenção de estereótipos negativos que alimentam a discriminação social e as suas maléficas consequências. Neste sentido, esta iniciativa interpela os discursos que legitimam o desenvolvimento de atitudes de discriminação face a estas comunidades, dando a conhecer testemunhos de mulheres e homens com vista à mostrar, à sociedade em geral e às comunidades ciganas, que existem outras realidades sobre as mesmas, nomeadamente no acesso à educação e ao emprego”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados