RCB/TuneIn
Segunda, 21 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
JOÃO MORGADO VENCE PRÉMIO FERREIRA DE CASTRO
Rádio Cova da Beira
A obra literária “Livrai-me do mal”, de João Morgado, venceu o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa 2019, instituído pela câmara de Sintra. Uma obra inédita, à qual o escritor covilhanense concorreu com um pseudónimo.
Por Paula Brito em 03 de Oct de 2019

O júri, constituído por Annabela Rita, em representação da Associação Portuguesa de Escritores, Miguel Real, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários, e Ricardo António Alves, designado pelo município de Sintra, decidiu por unanimidade atribuir o prémio à obra de João Morgado, salientando a  sensibilidade do tema, a inovação estilística e a qualidade da escrita.


“O Prémio Ferreira de Castro é um galardão conceituado que já distinguiu autores que eu admiro como Sérgio Luís de Carvalho ou José Jorge Letria, que tem um júri de especialistas em literatura que valida a qualidade das escolhas, e portanto sinto-me muito honrado”. Refere o autor que, depois de muitos anos dedicado ao romance histórico, regressa com "Livrai-me do mal" à literatura intimista.

 

"Um retorno à intimidade dos casais, mas também a um tema polémico: como é que se reage a uma doença grave? Aproxima as pessoas, ou pelo contrário, afasta os casais?”

 

A autarquia de Sintra promove o Prémio Literário Ferreira de Castro com o objectivo de estimular a criação literária e homenagear o romancista e autor que escolheu a vila de Sintra para escrever uma boa parte da sua obra, e à qual legou o seu espólio. 

 

João Morgado sente-se honrado por ter um prémio com o nome de Ferreira de Castro "autor da Lã e a Neve, que fala aqui da Covilhã e que li muito na minha juventude. Para além do grande escritor que é, tem um percurso de vida e de luta, de valorização pessoal pelo trabalho com que me identifico, por isso estou muito contente e honrado por ter um prémio com o nome de uma figura como é Ferreira de Castro,"

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados