RCB/TuneIn
Sexta, 18 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
COVILHÃ ASSINALA NASCIMENTO DE MAHATMA GANDHI
Rádio Cova da Beira
No dia em que se comemoram os 150 anos sobre o nascimento de Mahatma Gandhi, a câmara da Covilhã atribuiu o nome daquela personalidade a uma das artérias junto ao «Data Center» daquela cidade. Uma forma de reconhecer o tributo à não violência e o papel desempenhado por Gandhi parta o reconhecimento da independência da Índia.
Por Nuno Miguel em 02 de Oct de 2019
Para a embaixadora daquele país em Portugal, Nandini Singla, esta homenagem representa um momento histórico na vida dos dois países uma vez que foi através do contributo de Pêro da Covilhã que os portugueses conseguiram descobrir o caminho marítimo para a Índia “não consigo imaginar uma melhor maneira de comemorar os 150 anos da data de nascimento de Mahatma Gandhi do que dar o seu nome a uma rua desta bonita e histórica cidade da Covilhã. Demos hoje um novo sentido à história porque há mais de 500 anos um bravo e corajoso explorador, chamado Pêro da Covilhã, caminhou por terra até chegar à Índia. Os exploradores da Covilhã conectaram Portugal ao mundo e Mahatma Gandhi também conseguiu, pela sua acção e exemplo, aproximar os povos do mundo. E não deixa de ser também interessante o facto de a embaixada da Índia em Lisboa estar localizada numa rua que tem o nome de Pêro da Covilhã”.  
Uma cerimónia onde o presidente da câmara da Covilhã destacou o legado deixado por Mahatma Gandhi a toda a humanidade e cujos ensinamentos não podem ser esquecidos “foi um homem que conseguiu um autêntico milagre que foi alcançar a independência e é um grande exemplo para todos nós. Ele combatia os seus inimigos com o abraço da verdade, que consistia na reivindicação cívica da verdade sem violência. E apontava-nos o caminho de que a verdade era a única forma de atingir a igualdade e outros valores que transversais às nossas sociedades”.   
Vítor Pereira não perdeu ainda a oportunidade de convidar a embaixadora da Índia a integrar a comissão de honra das comemorações dos 150 anos de elevação da Covilhã a cidade, que se assinalam em 2020. O autarca acredita que esta homenagem pode também potenciar novas formas de aproximação entre Portugal e a Índia “Mahatma Gandhi nasceu um ano antes de a Covilhã ser elevada à categoria de cidade. Nesse sentido aproveito desde já esta oportunidade para convidar a senhora embaixadora a fazer parte da nossa comissão de honra dos 150 anos dessa efeméride e de nos honrar com a sua presença na Covilhã no dia 20 de Outubro de 2020. Penso que será uma boa data para nos reencontrarmos e para fazer um balanço deste encontro porque ele é também um pretexto para cooperarmos e intensificarmos as nossas relações do ponto de vista económico e social”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados