RCB/TuneIn
Terça, 22 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
PSD QUESTIONA ENCERRAMENTO DE EMPRESA EM BELMONTE
Rádio Cova da Beira
O PSD questionou, na última assembleia municipal, o encerramento da empresa Classic Belmonte Shoes. Acácio Dias disse que tudo não passou de “um embuste” e de “falsas promessas” do empresário, e questionou o executivo, liderado por António Dias Rocha, sobre os apoios dados à empresa.
Por Paula Brito em 02 de Oct de 2019

“É verdade que a empresa foi isenta de IMI? Que o terreno foi cedido gratuitamente? Que o município pagou o projecto do pavilhão? Que pagou rendas para a estadia de administradores, chefes de produção e formadores da empresa? Tendo em conta as facilidades concedidas, foi estabelecido algum contrato com a empresa?”

O presidente da câmara de Belmonte, confirma alguns dos apoios enunciados pela bancada da oposição.

“A empresa foi isenta de IMI, como outras empresas que queiram vir para Belmonte ou que aqui estejam, o terreno foi cedido a um preço simbólico, o mesmo que pagaram todos os que se sediaram no parque industrial, não paguei o projecto, mas estava no acordo uma casa cujo acordo terminava ao final de três anos.” 

Mas a empresa não chegou a estar os três anos em Belmonte. Encerrou, passados dois anos, sem aviso prévio.

“A câmara não foi informada atempadamente e achei uma coisa estranhíssima. O proprietário foi ter comigo dizendo-me que tinha dificuldades financeiras, segundo me disse devia dois meses, o que não me parece escandaloso, a verdade é que se meteu o sindicato e a partir daí, em 15 dias a fábrica encerrou.”

Segundo o autarca, o processo de insolvência está a decorrer e, “mais cedo ou mais tarde”, o espaço vai ser ocupado por outra empresa. 

Recorde-se que a Classic Belmonte Shoes começou a laborar em Janeiro de 2017, ainda antes de estar concluída a fábrica de raiz construída na zona industrial de Belmonte, com um apoio comunitário de um milhão 307 mil euros, para um investimento elegível de um milhão 748 mil euros.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados