RCB/TuneIn
S√°bado, 07 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
BE QUESTIONA GOVERNO SOBRE RIO PONSUL
Rádio Cova da Beira
A comiss√£o coordenadora distrital de Castelo Branco vai questionar o governo e a ag√™ncia portuguesa do ambiente sobre a diminui√ß√£o do caudal de √°gua no rio Ponsul o que, de acordo com aquela for√ßa pol√≠tica √© ‚Äúum grave atentado ambiental e ecol√≥gico‚ÄĚ.
Por Nuno Miguel em 02 de Oct de 2019
Em comunicado, a distrital do BE refere que “ segundo moradores e pescadores da zona, o volume do rio começou a descer consideravelmente em Maio sendo que há três ou quatro semanas o caudal começou a ser incomportável para a biodiversidade, para as actividades piscatórias e de lazer, passando em alguns locais a ter menos de um metro de largura”. O Bloco de Esquerda acrescenta que “o estado actual é preocupante, agravando o risco de existir uma mortandade enorme de peixes no rio, proibindo os pescadores de exercer a sua actividade profissional e de alguns empresários garantir o investimento feito naquela região. A população local fala de uma descida de 15 metros de água”.
A comissão coordenadora distrital de Castelo Branco acrescenta ainda que “os caudais dos rios costumam descer consideravelmente no verão, mas não desta forma quando temos que ter em consideração que a barragem do Fratel e a barragem de Belver estão com a sua capacidade normal para esta época do ano. Não existe também nenhuma obra em nenhuma barragem para a água ter de ser desviada daí esta situação não ser explicável. Face a esta situação, o vamos avançar com questões ao governo e à agência portuguesa do ambiente sobre esta matéria".

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados