RCB/TuneIn
Quarta, 13 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CEREJA AJUDA NA TERAPIA DO CANCRO DA PRÓSTATA
Rádio Cova da Beira
É esta a principal conclusão de um trabalho liderado por Ana Paula Duarte e Sílvia Socorro, do centro de investigação em ciências da saúde da universidade da Beira Interior.
Por Nuno Miguel em 27 de Sep de 2019
Neste trabalho, as duas investigadoras identificaram novos benefícios da cereja para a saúde, nomeadamente, as suas acções sobre as células de cancro da próstata. Os resultados deste trabalho foram recentemente publicados na revista científica “Nutrition and Cancer” e onde é demonstrado que “extractos de cereja têm capacidade de alterar o comportamento das células tumorais, com efeitos positivos no controlo da sua sobrevivência e metabolismo” refere a UBI em comunicado.
O estudo, realizado em modelos celulares in vitro, utilizou extractos de cereja obtidos a partir da variedade Saco, variante típica da região do Fundão, e que “é particularmente rica em compostos com atividade antioxidante, tais como antocianinas, quercetina e melatonina. Foi assim, por esse motivo, a variante seleccionada para utilização neste último trabalho no cancro da próstata, o qual contou com o apoio da câmara do Fundão que permitiu a aquisição de reagentes de laboratórios diversos e a contratação de uma bolseira”.
De acordo com a universidade da Beira Interior “este é o primeiro estudo a mostrar um tão amplo espectro da acção da das cerejas sobre células tumorais, o que, no caso do cancro da próstata, pode ser benéfico na prevenção e como eventual coadjuvante para controlar a progressão da doença. Mais estudos serão necessários para se estabelecer em definitivo uma relação causa-efeito entre consumo de cerejas e prevenção do cancro, mas os vastos benefícios e as excelentes propriedades deste fruto são inquestionáveis”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados