Integrado no contexto do projecto Cyclin'Portugal, o Granfondo "Aldeias do Xisto" vai ter três distâncias diferentes(153 km, 110 km, e 67 km, respectivamente), e com passagens pela Barragem de Santa Luzia, Janeiro de Cima e Janeiro de Baixo, e complexo das Minas da Panasqueira, por exemplo, com a participação de cerca de 700 ciclistas.
Para a organização, esta prova, como refere o director executivo da ADXTUR(Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto), "o Granfondo permite que qualquer pessoa possa viver um dia em ambiente típico de grandes provas, pois trata-se de uma prova emblemática a nível nacional deste género, e a qualidade dos traçados, a exigência dos circuitos e o profissionalismo com que esta prova sempre foi organizada são factores que explicam o seu sucesso". Afirmou Rui Simão em conferência de imprensa.
Quanto ao vice-presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, "esta prova tem trazido à Pampilhosa da Serra uma notoriedade e tem ajudado a cumprir o objectivo de sermos um dos melhores destinos para a prática de desportos de natureza e pelas excelentes condições disponíveis para o efeito". Disse o autarca Jorge Custódio.
Para Miguel Gavinhos, " este é um dos maiores eventos desportivos da região, promovendo o Fundão e a rede das Aldeias do Xisto, como um dos grandes projectos que este país viu nascer, não só, do ponto de vista turístico, como também, do ponto de vista social e cultural", concluiu o vice-presidente do Município do Fundão.
O Granfondo "Aldeias do Xisto" tem o apoio do Turismo do Centro de Portugal, Municípios de Fundão e Pampilhosa da Serra, e Ultra Sports Spirit.
Nota Final:
Devido à realização da prova, a Câmara Municipal do Fundão pede a máxima compreensão dos cidadãos, uma vez que haverá um corte de trânsito na Avenida Dr. Alfredo Mendes Gil(onde fica situada a RCB), entre as 06h00 e as 19h00 desse dia(29 de setembro).