RCB/TuneIn
Sexta, 18 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
BATISTÉRIO MAIS ANTIGO DA PENINSULA IBÉRICA ESTÁ EM IDANHA
Rádio Cova da Beira
É esta a principal conclusão de um estudo realizado por uma equipa de investigadores das universidades de Coimbra, Vigo e Corunha (Espanha) em que é revelada a data de construção dos dois batistérios de Idanha-a-Velha, identificando um deles como o mais antigo que se conhece na Península Ibérica.
Por Nuno Miguel em 23 de Sep de 2019
Com base em análises físico-químicas e arqueológicas, foi possível situar a construção de uma das piscinas batismais na segunda metade do século IV, quando o território pertencia ao Império Romano. O batistério é, até agora, “o mais antigo que se conhece na Península Ibérica, sendo um dos sinais mais recuados e importantes da presença do cristianismo no território actualmente português”, explica Pedro Carvalho, professor da faculdade de letras da universidade de Coimbra.
O estudo foi realizado no âmbito do projecto de investigação arqueológica “Igaedis”, actualmente em curso na aldeia histórica de Idanha-a-Velha, liderado por investigadores das universidades de Coimbra e nova de Lisboa e enquadra-se num protocolo estabelecido entre essas universidades, o município de Idanha-a-Nova e a direcção regional de cultura do centro. O artigo foi publicado na revista “Archaeological and Anthropological Sciences”.
Construídos junto das primeiras igrejas, os batistérios eram espaços onde se ministrava o sacramento do batismo por imersão, antecedendo as pias batismais que surgiram posteriormente, na Idade Média. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados