RCB/TuneIn
Sexta, 18 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
NOVA CONFRARIA NA COVILHÃ
Rádio Cova da Beira
Está criada a Confraria da Cherovia e Panela no Forno. No âmbito do Festival da Cherovia, que decorre na zona histórica da Covilhã até este domingo, foi dado a conhecer este novo projecto.
Por Paulo Pinheiro em 21 de Sep de 2019

A iniciativa nasce da vontade de meia centena de pessoas, “que sentiram existir uma lacuna, na promoção de um produto singular e característico das nossas gentes e de um prato considerado à época, como um aproveitamento de partes menos nobres do porco, ambos, representantes da essência da nossa região e da sua história.”, referem os promotores.

 

A escritura pública com a denominação de “Confraria Gastronómica da Cherovia e da Panela no Forno”, foi efectuada simbolicamente no mesmo dia, do arranque do “Festival da Cherovia”.

 

A investigação, a preservação e a divulgação da Cherovia e da Panela no Forno, nas suas principais características originais de confecção, bem como de todo o património gastronómico covilhanense, são os principais objectivos da nova estrutura

 

A confraria pretende contribuir para o incremento daqueles produtos genuínos e, dessa forma, “colaborar no processo económico inerente à sua produção e comercialização, assim como de todas as manifestações de natureza paisagística e ambiental, arquitectónica, etnográfica, folclórica e cultural decorrentes dessa secular actividade”.

 

A sede fica situada na rua dos Bombeiros Voluntários, 103 no centro histórico da Covilhã.

Os promotores da iniciativa anunciam ainda que efectuaram o registo da Cherovia e Panela no Forno, junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, “como primeira medida de defesa dos nossos produtos”

 

O primeiro Capítulo da Confraria será realizado na Primavera de 2020, sendo antecedido das eleições dos corpos sociais, da aprovação dos símbolos e traje distintivos desta associação. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados