RCB/TuneIn
Segunda, 23 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
BLOGGERS DE VIAGEM REÚNEM NA COVILHÃ
Rádio Cova da Beira
Perto de 50 participantes, representado 31 blogues de viagens de Portugal estiveram reunidos na Covilhã durante este fim de semana. A iniciativa foi dinamizada pelo grupo “Travel Bloggers” e teve como principal objectivo dar a conhecer algumas das principais potencialidades turísticas do concelho nas áreas da cultura, arte urbana, gastronomia e património.
Por Nuno Miguel em 10 de Sep de 2019
Uma iniciativa que pretendeu também chamar a atenção para as potencialidades turísticas do interior que muitas vezes são esquecidas por quem vive nos grandes centros urbanos, como referiu à RCB Daniela Berrincha, uma das responsáveis pela organização “muitas vezes as pessoas pensam que as cidades do interior têm poucos recursos e tem pouco para dar a conhecer e isso não é assim. As cidades do interior geralmente são as que tem até mais história, porque são as mais antigas, e há todo um mundo para descobrir aqui dentro. Felizmente acho que estamos a assistir a uma viragem nesse conceito uma vez que o litoral está a deixar de ser procurado e as pessoas procuram mais o interior e as suas actividades ligadas à natureza ou às aldeias históricas e acho que isso é muito importante”.   
A responsável do grupo “Travel Bloggers” sublinha que há muito mais para conhecer na Covilhã do que a neve que habitualmente cai no inverno na Serra da Estrela “eu acho que os visitantes podem até explorar muito mais no verão do que no inverno. Nesta altura do ano podemos explorar a parte histórica, os rios, as ribeiras, as antigas fábricas, a arte urbana. Mesmo na Serra da Estrela há percursos que devem ser mais conhecidos, reforçar a aposta nas caminhadas pedestres. É importante que as pessoas conheçam no inverno mas acima de tudo que conheçam as duas partes, porque quando chegam cá no inverno nem conhecem a cidade. Vão para a serra, vêm a neve e a Covilhã é muito mais que isso”. 
Ao longo de dois dias, os participantes puderem ficar a conhecer os principais monumentos da cidade, ficaram a conhecer o roteiro da arte urbana e marcaram presença em várias experiências gastronómicas com produtos da região. Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura na câmara da Covilhã, espera que esta visita se possa traduzir num crescimento sustentado do turismo à cidade “o trabalho que eles fizerem não é apenas de dizer que é bom ou que foi interessante conhecer, mas vão estar munidos de conteúdos e de saberes que estão relacionados com o que somos enquanto cidade fábrica, cidade universitária ou cidade de arte. Vão poder falar de forma mais sustentada sobre a nossa cidade e aquilo que esperamos é que fiquem com vontade de querer voltar para explorar mais e que sejam acompanhados pela família ou por amigos. Por isso eu entendo que uma estratégia de turismo sustentável passa sempre pela cultura e a nossa cidade tem muito para mostrar nessa área”.   
De acordo com a “Travel Bloggers”, os 31 blogues representados nesta iniciativa tem cerca de meio milhão de seguidores que, na sequência dos trabalhos que vão ser publicados, vão também ficar a conhecer a cidade da Covilhã, esperando que alguns deles possam também deslocar-se ao concelho para conhecerem melhor as suas potencialidades na área do turismo.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados