RCB/TuneIn
Segunda, 18 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
SÉRGIO NOVO RECEBE PRÉMIO DA UNESCO
Rádio Cova da Beira
Em representação do Nuovo Comitato il Nobel per i Disabili, líder do consórcio que desenvolveu o projeto Tell Me, Sérgio Novo, presidente da ASTA, acaba de receber o Prémio Confúcio de Alfabetização, que a UNESCO atribui, com o apoio do governo da República Popular da China.
Por Paulo Pinheiro em 10 de Sep de 2019

A cerimónia decorreu esta segunda-feira, 9 de Setembro, em Paris, dia em que se comemora a alfabetização, centrada no multilinguismo. No dia 28, deste mês, terá lugar nova cerimónia na cidade chinesa de Qufu, local de nascimento do filósofo chinês que dá nome ao prémio.

 

O Prémio Confúcio, estabelecido pela UNESCO, é um reconhecimento para aqueles que se dedicam à alfabetização de adultos. Em 2019, o prémio teve como tema de referência "Alfabetização e Multilinguismo" e foram distinguidos três projetos a nível mundial, incluído o Tell Me.

 

Refira-se que o projecto TELL ME recebeu em Maio, em Florença, o European Language Label, atribuído pela Comissão Europeia, a que se junta agora o Confucius Award, atribuído pela UNECO.

A sua implementação e coordenação em Portugal esteve a cargo de Sérgio Novo, presidente e director artístico da ASTA (Associação de Teatro e Outras Artes), sediada na Covilhã. O Tell Me é um iniciativa europeia "ímpar no campo do ensino não formal da língua e da matemática, tendo como ferramenta o teatro".

Foi desenvolvido nos últimos dois anos, tendo juntado, num consórcio europeu, várias estruturas que se dedicam ao ensino e às artes dramáticas. Este pioneiro projecto foi financiado pela União Europeia ao abrigo do programa Erasmus +.

 

A ASTA foi a companhia escolhida para representar Portugal nesta inovadora metodologia, que visa ensinar as populações migrantes na aprendizagem da língua e da matemática ao chegarem a um país desconhecido.

 

Além da ASTA, a equipa do projecto junta as associações IFALL – Integration for Alla de Örkelljunga, da Suécia; e dois relevantes organismos de Itália: o Nuovo Comitato, de Gubio, associação criada pelo Nobel da Literatura Dario Fo, representada pelo seu filho Jacopo Fo, director científico do projecto e a ANL – Associazione Nuovi Linguaggi, da cidade de Loreto.

 

O Tell Me é um projecto científico de investigação que junta o ensino ao teatro, e através das suas potencialidades conseguir chegar mais longe no que diz respeito ao ensino da língua e da matemática.

 

Trata-se de um iniciativa experimental “que foi concluído com enorme êxito”, referem os promotores. Foram desenvolvidas várias ferramentas e metodologias ao longo destes dois anos de trabalho e pesquisa que decorreu em Portugal, Itália e Suécia, tendo a equipa pedagógica e criativa do Tell Me desenvolvido vários materiais didácticos, de entre os quais faz parte um manual para o ensino da língua e da matemática, disponível em cinco idiomas (Português, Inglês, Italiano, Sueco e Turco), e que está disponibilizado no site do projecto, para download gratuito em www.tellmeproject.com

 

Embora o projecto já tenha tido o seu termino, as ações do Tell Me continuam. Até 2020, serão realizadas várias oficinas nos Centros de Educação de Adultos, que decorrerão nas 20 regiões italianas, bem como em toda a Andaluzia, em Espanha. Outro dos objecivos será traduzir o manual construído durante o desenvolvimento do Tell Me para alemão, francês e espanhol, e consequentemente disseminar a metodologia do projecto nos países de língua espanhola, alemã e francesa. Propósito que nos permitirá ter a metodologia desenvolvida em 86% dos idiomas mais falados na Europa.

 

A atribuição deste prémio ao Tell Me, eleva para 22, o número de distinções alcançadas pela ASTA, oriundas de países como Argentina, Espanha, França, Marrocos, Portugal, bem como European Language Label, atribuído pela Comissão Europeia a que se junta esta nova distinção pela UNESCO / República Popular da China.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados