RCB/TuneIn
Segunda, 23 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CONFRARIA ENTRONIZA NOVOS ELEMENTOS
Rádio Cova da Beira
A confraria da pastinaca e do pastel de molho da Covilhã vai realizar, nos próximos dias 21 e 22 de Setembro, o seu nono capítulo com a entronização de 20 novos confrades. Este ano, pela primeira vez, a organização decidiu integrar no seu seio três elementos jovens com dez anos de idade.
Por Nuno Miguel em 06 de Sep de 2019
Uma forma, diz o presidente da direcção, de assegurar a passagem de testemunho aos mais pequenos de dois produtos que fazem parte da cultura gastronómica do concelho da Covilhã “este ano vamos ter a entronização de 20 novos confrades, o que significa que a nossa confraria está pujante na cidade e que há um interesse das pessoas em se envolverem na defesa da cherovia e do pastel de molho e isso é muito importante. Este ano vamos ter também a particularidade de, pela primeira vez na nossa confraria, de entronizar três crianças de dez anos que depois no futuro vão poder dar continuidade a este projecto e por isso queremos começar a incutir nas crianças o gosto e o interesse em promoverem e defender dois produtos tão característicos da nossa cidade”. 
Também pela primeira vez o capítulo vai ser repartido por dois dias, embora a cerimónia de entronização esteja marcada para dia 22 de Setembro. Uma opção que Paulo Carvalho justifica “vamos receber a visita de 60 confrarias desde o norte a sul de Portugal passando pela Madeira e há muitas confrarias que, devido à distância, vão chegar na véspera da cerimónia de entronização. Nesse sentido nós decidimos alargar as actividades para o dia 21, onde será feita uma recepção aos confrades seguida de uma visita guiada ao museu de lanifícios da UBI. Depois, como está a decorrer o festival da cherovia onde nós vamos ter o nosso espaço, eles vão ter oportunidade de o visitar conhecer o festival que é o que a cidade lhes vai oferecer”.  
Na edição deste ano a confraria da pastinaca e do pastel de molho vai também entronizar dois novos confrades de honra. Paulo Carvalho refere que os nomes só vão ser apresentados mais tarde, mas refere que são pessoas com fortes ligações à Covilhã. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados