RCB/TuneIn
Segunda, 23 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CHOCALHOS: A MELHOR EDIÇÃO DE SEMPRE!
Rádio Cova da Beira
A XVIII edição dos Chocalhos, de 13 a 15 de Setembro, tem tudo para ser a melhor de sempre. É pelo menos a convicção da organização que preparou um programa à altura da maioridade que este ano a festa celebra.
Por Paula Brito em 03 de Sep de 2019

Outras da categoria:

Para a vereadora com o pelouro da cultura na câmara do Fundão, Alcina Cerdeira, 18 anos depois, a festa dos chocalhos continua a manter a sua essência. Prova disso é a participação naquele que é o maior evento da festa – o passeio pedestre com as ovelhas que liga o Fundão a Alpedrinha pela Gardunha.

“Este passeio é o mais marcante deste evento, o que revela que a temática está cá, e é isto que pretendemos, é continuara a apostar na temática e na sua essência.”

Este ano o passeio tem uma paragem em Alcongosta, ao kit criado no ano passado junta-se este ano uma caneca de alumínio e à chegada haverá uma prova de chanfana à pastor.

Este ano a programação foi pensada para manter sempre a principal artéria da vila a circular, com a colocação de quatro palcos, que vão acolher concertos em simultâneo como explica Tony Barreiros.

“Em todos estes palcos irão acontecer dois concertos por noite, a partir das 21h e até às duas da madrugada. Os concertos decorrem todos ao mesmo tempo, o que queremos é que as pessoas circulem pela rua corrente.”

“Diabo na Cruz” é cabeça de cartaz, a banda vai actuar pela última vez nos Chocalhos. O evento já esgotou todas as unidades hoteleiras do concelho no fim-de-semana de 13 a 15 de Setembro.

Também na vertente das exposições caninas as expectativas aumentam este ano, como refere João Silvino do Canil Alpetratinia.

“Este ano há muitas pessoas que vêm pela primeira vez às exposições, com duas nuances muito importantes. Primeiro, mais raças estrangeiras vão estar presentes, e depois, contrariamente ao que acontecia que era um expositor vir ao sábado de manhã e ir no sábado à tarde com quatro ou cinco cães, agora estão a programar vir só com um cão mas passar o fim de semana em Alpedrinha”.

Para o presidente da junta de Alpedrinha, maturidade é também sinónimo de responsabilidade. Carlos Ventura enumerou as melhorias deste ano “uma boa sinaléctica para as casas de banho que vão estar no percurso, com assistência, limpeza e desinfecção, limpeza diárias da recolha de lixo e lavagem das ruas.”

Este ano a região convidada é Montemuro que vai levar os seus sabores e saberes aos Chocalhos que contam com cerca de 60 expositores entre tasquinhas e artesanato. Um evento que tem um orçamento de 60 mil euros, comparticipado por patrocinadores, fundos comunitários e município.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados