RCB/TuneIn
Segunda, 16 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
MANUEL GERALDES QUER USF NA COVA DA BEIRA
Rádio Cova da Beira
O centro de saúde de Belmonte é o que reúne as melhores condições para avançar com a criação de uma Unidade de Saúde Familiar (USF), mas na Covilhã já existe um movimento de profissionais interessados em avançar com um modelo que tem o incentivo da Administração Regional de Saúde e no novo director executivo do ACES, um adepto.
Por Paula Brito em 30 de Aug de 2019
 

 “Uma das minhas intenções é dinamizar vontades para avançar com uma, ou mais, Unidades de Saúde Familiar. Recentemente tivemos uma reunião com o presidente da ARS do Centro, e ele incentivou-nos a avançar. Não é fácil, porque tem que haver vontade dos profissionais para avançar, porque isto é uma candidatura espontânea”.

Segundo o director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira, em Belmonte já foi lançada uma semente para a criação desta Unidade de Saúde Familiar.

“Belmonte não tem grandes dificuldades em termos de instalações, porque a unidade pode ser implementada no centro de saúde, é preciso é que os profissionais que lá estão queiram avançar, já foi lançada a semente”. Em entrevista à RCB, Manuel Geraldes explica as vantagens da ULS cujo modelo assenta na autonomia.

“Dá uma resposta mais atempada e mais adequada aos utentes. Será uma Unidade que estará mais de acordo com as necessidades da população e dos profissionais.”

Na Covilhã, também se justifica a existência de uma Unidade de Saúde Familiar, com a vantagem de já ter os profissionais interessados no modelo, agora faltam as instalações. “As instalações têm que ser fora do centro de saúde, é preciso arranjar essas instalações que podem ser feitas de raiz ou adaptadas. Eu aproveito para lançar um repto ao sr. presidente da câmara da Covilhã porque isto tem que passar pelo apoio da câmara da Covilhã para nos arranjar umas instalações cá fora, e isso vai beneficiara também o centro de saúde que pode dignificar mais a Covilhã e que não o faz porque não tem espaço.”

O repto deixado pelo director executivo do ACES Cova da Beira ao presidente da câmara da Covilhã para encontrar uma solução fora do centro de saúde,  para ali instalar uma Unidade de Saúde Familiar, com vantagem para utentes e profissionais.                     

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados