RCB/TuneIn
Segunda, 23 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PESO QUER SER ALDEIA DE XISTO
Rádio Cova da Beira
O presidente da união de freguesias de Peso e Vales do Rio espera reunir em breve com os responsáveis da rede de aldeias de Xisto para que o Peso também possa vir a ser integrado nesse roteiro.
Por Nuno Miguel em 29 de Aug de 2019
Rui Amaro sublinha que a construção em xisto foi sempre uma das principais características daquela aldeia e a inclusão do Peso nessa rede pode ser uma mais valia, nomeadamente ao nível do aproveitamento das suas potencialidades turísticas “nós já fazemos parte da grande rota do Zêzere e já temos recebido algumas visitas de pessoas que vem efectuar esse percurso. No meu entendimento as aldeias do concelho da Covilhã tem de começar a ser mais divulgadas na parte do turismo e nós temos um património rico. O Peso sempre foi uma aldeia rica em casas em xisto, a junta de freguesia tem vindo a fazer uma aposta muito séria na sua preservação e no próximo ano vamos criar um regulamento para apoiar as pessoas a recuperarem as fachadas das suas casas e colocarem o xisto à vista de todos e brevemente vamos conversar com os responsáveis da rede no sentido de o Peso também poder vir a integrar este projecto”.     
Caso essa pretensão venha a ser aceite, Rui Amaro não esconde que há algumas intervenções que a união de freguesias pretende concretizar com o apoio financeiro da rede, como é o caso da construção de uma piscina natural na aldeia do Peso “queremos aproveitar um terreno que temos com uma dimensão de cinco hectares, cujo projecto já foi apresentado à direcção geral das autarquias locais, e que está aprovado em todos os órgãos necessários para fazer uma piscina natural. E através das aldeias de xisto podemos também captar algumas verbas parta o concretizar e fazer com que mais pessoas visitem a aldeia. Acho que as freguesias devem ter uma palavra a dizer em tudo o que se passa no concelho da Covilhã e temos sido pouco ouvidos. Aqui trabalha-se em prol das populações e não há cá partidos. Há pessoas a trabalhar em prol da união de freguesias de Peso e Vales do Rio”.   
Actualmente no concelho da Covilhã apenas a freguesia de Sobral de São Miguel integra a rede de aldeias de xisto.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados