RCB/TuneIn
Domingo, 22 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
IDANHA APELA AO RECONHECIMENTO DE SECA SEVERA
Rádio Cova da Beira
A c√Ęmara municipal de Idanha-a-Nova remeteu uma solicita√ß√£o ao minist√©rio da agricultura para que o concelho possa ser reconhecido em situa√ß√£o de seca severa. Em comunicado., a autarquia refere que esse reconhecimento vai permitir aos agricultores do concelho ‚Äúter acesso a medidas de apoio para fazer face √† seca existente e assim conseguirem prosseguir com as suas culturas e contribu√≠rem para a dinamiza√ß√£o da economia local, em detrimento de enormes preju√≠zos‚ÄĚ.
Por Nuno Miguel em 27 de Aug de 2019
De acordo com a autarquia “a situação de seca no concelho de Idanha-a-Nova tem sido agravada pela fraca precipitação e as elevadas temperaturas que têm ocorrido nos últimos anos e, devido a estas condições meteorológicas, a escassez de água compromete a manutenção das culturas permanentes instaladas”.
Recorde-se que o território de Idanha-a-Nova não foi reconhecido como um concelho em situação de seca severa ou extrema, pelo ministério da agricultura, mas a autarquia entende que “outros municípios com as mesmas características mereceram esse reconhecimento”. Nesse sentido a câmara de Idanha decidiu enviar esta solicitação “para não limitar o acesso dos agricultores do concelho a determinados apoios financeiros, nomeadamente para as aquisições de equipamentos de captação, distribuição e armazenamento de água, bem como as respectivas operações de prospecção, que lhes permitam para dar resposta às necessidades de abeberamento do gado”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados