RCB/TuneIn
Domingo, 22 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
HIPERTENSÃO EM SILVARES ACIMA DA MÉDIA NACIONAL
Rádio Cova da Beira
A prevalência de hipertensão arterial em Silvares é muito superior à média nacional. Foi uma das surpresas e preocupações reveladas pelo rastreio realizado pela Fundação Portuguesa de Cardiologia em Silvares no passado mês de Junho, a 86 pessoas.
Por Paula Brito em 27 de Aug de 2019

Outras da categoria:

Segundo Carlos Catarino, a média nacional é de 40% de prevalência de hipertensão arterial em 40% dos adultos, no caso de Silvares, a percentagem dispara para mais de 70%.

“A hipertensão arterial é muito prevalente em Silvares, há muitas pessoas hipertensas, porque uma percentagem elevada das pessoas que foram lá tinham valores de tensão arterial francamente elevados, muito acima dos valores nacionais. É um problema preocupante que acho que tem a ver com o sal. O aparecimento da rede de frio chegou muito tarde e o sabor de conservar os elementos na salmoura ficou.”  

Já o rastreio ao colesterol revelou diferentes valores entre homens e mulheres. Nas mulheres a prevalência de colesterol é idêntica à média nacional, mais de 60% acima do que é desejável, “já os homens, para nossa surpresa estão abaixo da média nacional, porque muitos deles já estavam medicados, já sabiam que estavam doentes.” Para Carlos Catarino este discrepância tem a ver com uma “discriminação que ainda existe, porque as mulheres continuam a ter menos acesso a fármacos e outras inovações porque ainda se tem a ideia que as mulheres estão protegidas pelo sistema hormonal e às vezes protela-se muito a medicação da mulher em relação aos homens.”

O dirigente da Fundação Portuguesa de Cardiologia destaca ainda os bons resultados obtidos no rastreio da glicemia.

“O curioso é que a maior parte das pessoas já tinham tomado o pequeno almoço, e mesmo assim os valores da glicemia estavam nos limites do normal, abaixo da média nacional”

Os resultados do rastreio realizado no passado dia 21 de Junho, em Silvares, foram ontem apresentados no salão da junta de freguesia. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados