RCB/TuneIn
Segunda, 23 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ADUFEIRAS GRAVAM DOCUMENTÁRIO INTERNACIONAL
Rádio Cova da Beira
As Adufeiras de Mosanto (Idanha-a-Nova) integram uma série documental em produção “Gimme The Beat”, um projecto internacional em torno dos instrumentos de percussão que tem percorrido o mundo para registar e dar a conhecer a evolução cultural e artística do ritmo.
Por Paulo Pinheiro em 22 de Aug de 2019

A escolha da produção recaiu sobre Monsanto onde a equipa do documentário teve a oportunidade de entrevistar a adufeira Amélia Fonseca e gravar os toques e cantares tradicionais das Adufeiras de Monsanto.

“As mulheres de Monsanto honram uma tradição que tem sido transmitida de geração em geração. Sentimo-nos muito gratos por termos tido a possibilidade de conviver com este incrível grupo de mulheres”, referem os responsáveis por este projecto, dirigido por Nicole Rhicard, que consideram a aldeia histórica de Monsanto “o local de gravações favorito até ao momento”.

O documentário é produzido pelos estúdios K-Train Music Studios, com sede em Vancouver, no Canadá, que enviaram em Agosto uma equipa ao concelho de Idanha-a-Nova, para recolher o toque do Adufe, instrumento de percussão identitário deste território.

 

Para a câmara municipal Idanha-a-Nova, este documentário é mais um importante reconhecimento internacional do património musical e da vivência singular que a música proporciona neste território, enquanto elemento identitário e um dos principais pilares do seu desenvolvimento económico e coesão social. "Cada vez mais, Idanha é um destino de excelência no âmbito das indústrias criativas", refere a autarquia.

Com estreia prevista para 2020, numa plataforma global de streaming, “Gimme The Beat” é uma serie documental dividida em seis episódios que aborda a evolução do ritmo e dos instrumentos de percussão em vários pontos do mundo, com performances e entrevistas a músicos e investigadores, estando neste momento em fase de produção.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados