RCB/TuneIn
Domingo, 22 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FUNDÃO COME PÃO COM POUCO SAL
Rádio Cova da Beira
No Fundão come-se pão com sal abaixo do máximo definido pela legislação. É uma conquista do projecto pão.come que a Unidade de Saúde Pública do centro de saúde do Fundão está a desenvolver desde há 11 anos, no âmbito da Estratégia Menorsal.Saúde.
Por Paula Brito em 21 de Aug de 2019

Outras da categoria:

Ana Fonte integra a equipa que começou este projecto em 2008, em 20 padarias tradicionais do concelho “tivemos adesão de todos os padeiros, e o objectivo foi reduzir de forma gradual, de maneira a que as pessoas não notassem, se habituassem e continuassem a comprar”.

De 2008 para 2019 o valor do sal no pão das padarias reduziu, em média, 0,33 gramas e está muito abaixo do valor máximo previsto na legislação que é de 1,4 gramas de sal por cada 100 gramas de pão, após confecção.

“Posso dizer que o valor máximo detectado em 2019, foi 1,15 gramas de sal, por cada 100 gramas de pão, o valor mínimo foi 0,27 por cada 100 gramas, e a média de 2019 é 0,81 gr de sal por cada 100 gr de pão, muito abaixo do que a legislação permite e muito próximo do que era o nosso objectivo para o projecto que é de 0,8 gr de sal/ 100 gr de pão.”

Resultados que já levaram quatro padarias a avançar com o mesmo projecto para outros tipos de pão.

“Há padarias que têm resultados tão bons que já estamos a analisar um segundo tipo de pão. Isto porque o pão que nós analisamos é sempre o pão que vende mais. Com essas padarias já estamos no segundo tipo de pão e podemos avançar para um terceiro, porque mesmo no segundo têm resultados excelentes”.

A técnica superior de saúde ambiental alerta os consumidores que podem perguntar nas padarias pelo certificado e tipo de pão que está a ser objecto de análise.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados