RCB/TuneIn
Segunda, 18 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
RANCHO DE ARANHAS LANÇA NOVO TRABALHO
Rádio Cova da Beira
O Rancho folclórico das Aranhas lançou no último fim-de-semana um novo trabalho discográfico. “Danças e cantares do nosso povo”, é o terceiro CD na vida de 83 anos do rancho folclórico daquela freguesia do concelho de Penamacor.
Por Paula Brito em 19 de Aug de 2019
 

“Apesar da idade do rancho e de já termos muitas músicas registadas, estamos sempre a fazer recolhas e há muitas músicas que não estavam gravadas em CD.”

António Geraldes, presidente do Rancho Folclórico de Aranhas, justifica assim este trabalho que está inserido na colectânea - Folclore Português de Emiliano Toste.

“Ele está a fazer um trabalho em todo o país, ao nível do folclore, e convida um rancho de cada concelho para entrar na colectânea e convidou-nos para sermos o rancho do concelho de Penamacor.”

No total são 26 músicas, a maioria nunca tinha sido gravada e foi recolhida pelo rancho junto da população mais velha da freguesia. No trabalho, não faltam no entanto as músicas típicas e exclusivas da aldeia como o hino do rancho – Mata Aranha.

“As pessoas pensam que nós estamos mesmo a matar uma aranha, Mata aranha significa estar com os pés nos pedais do tear. Esta faz parte de qualquer trabalho, mas há outras como “Adeus Laura”, “O Picadinho da Beira”, “Ao fundo da descida”…, todas as outras são músicas novas que a partir de agora ficam registadas.”

O CD, que contou com o apoio financeiro do município de Penamacor, foi apresentado no último fim-de-semana, inserido nas festas de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

 

 

 

foto: RF Aranhas 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados