RCB/TuneIn
Segunda, 23 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PROJECTO PARA CONCLUIR AT√Č FINAL DO MANDATO
Rádio Cova da Beira
O presidente da junta de freguesia de Cortes do Meio acredita que até final do mandato já vai ser possível percorrer naquela aldeia do concelho da Covilhã a rota da broa. Trata-se de um projecto que representa um investimento de 170 mil euros e que vai permitir a recuperação do antigo forno comunitário assim como de dois moinhos de água, situados num terreno já adquirido pela autarquia.
Por Nuno Miguel em 17 de Aug de 2019

Jorge Viegas não tem dúvidas que a concretização desta iniciativa pode dar um impulso diferente à dinamização turística daquela aldeia do concelho da Covilhã “não tenho dúvidas nenhumas em relação a isso. Desde o primeiro momento que eu e o meu executivo tínhamos a ideia de poder requalificar o forno comunitário. É um imóvel muito antigo e carregado de história para toda a população. Ao longo do tempo acabámos por adquirir um espaço junto ao poço da Monteira e que nos permitiu ter disponíveis duas ruínas de antigos moinhos de água e foi esse o passo que nos permitiu avançar para o desenvolvimento do projecto da rota da broa. Quem fizer este percurso vai ficar a conhecer todo o processo desde a criação da farinha até à execução da broa. É um investimento de 171 mil euros e que será muito importante para a recuperação do património da nossa freguesia”.

 

 O autarca de Cortes do Meio acrescenta que “o projecto já está aprovado e estamos a aguardar apenas pela assinatura do contrato. A partir desse momento vamos avançar com a contratação pública e certamente que nos próximos meses já vamos ter obras no terreno. Vamos ter aqui uma rota que será uma realidade dentro de dois anos, uma vez que esse é o prazo que execução que temos e por isso acredito que ainda antes do final do mandato tudo vai estar concluído. Para já o primeiro objectivo é que as obras possam avançar até final deste ano”.   

 

Já quanto à estrada de ligação entre Cortes do Meio e a anexa de Penhas da Saúde, Jorge Viegas garante que o projecto não está esquecido, estando a autarquia a preparar-se para poder apresentar uma candidatura ao próximo quadro comunitário de apoio no sentido de assegurar financiamento para a concretização da obra. 

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados