RCB/TuneIn
Domingo, 18 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
MEDALHA PARA PREMIAR 25 ANOS DE ÊXITO AO VOLANTE
Rádio Cova da Beira
A comemorar 50 anos de vida e 25 de carreira, o piloto Fernando Teotónio vai ser homenageado pelo município do Fundão, no próximo dia do concelho. O anúncio feito pelo vice-presidente do município, Miguel Gavinhos, que vai propor a atribuição da medalha de mérito municipal ao piloto natural de Silvares.
Por Paula Brito & Paulo Pinheiro Pinheiro em 14 de Aug de 2019

“Fruto desse resultado e dessa história, que mais recentemente chegou a campeão nacional, o município tem esse dever de lhe atribuir o mérito municipal que é algo que vamos propor que no próximo ano possa ser distinguido com a medalha de mérito municipal.”

Fernando Teotónio assinalou as bodas de prata em Silvares, no último fim de semana, e à RCB, acelerou nas memórias para recordar o início de uma carreira, de 25 anos, movida a paixão.

“Foi um início de carreira muito complicado, fiz muitos sacrifícios na vida, como na altura não tinha dinheiro comecei no autocross, depois o rallycross, chegava a ir sozinho para as provas, dormia no carro, dentro da camioneta, era uma vida mesmo de sacrifício”.

Fernando Teotónio já perdeu a conta ao número de provas em que participou e troféus que conquistou “não faço a mínima ideia, eu sei que este BMW, quando a gente parou, tinha quase 100 provas oficiais, motocross, rallycross, montanha… No ano passado, quando tivemos o acidente em Castelo Branco, já íamos com o record de 37 provas consecutivas sem nunca termos desistido, o que a nível de rally é uma coisa fantástica.” 

Co-piloto de Fernando Teotónio há 14 anos, Luís Morgadinho diz que foram 14 anos de alegrias e tristezas, de derrotas e vitórias, alguns acidentes, mas nada de grave. O navegador enaltece a principal qualidade de Fernando Teotónio.

“É uma pessoa calma, sempre admirei a calma com que ele conduz em competição, parece estranho dizer isto ao nível que ele anda, mas conduz bem e dá-me segurança.”

Com 50 anos de vida e 25 de carreira, Fernando Teotónio ainda tem um sonho para cumprir, e só vai tirar o pé do acelerador quando deixar de correr por prazer.

“Nós não fazemos isto por obrigação, ou porque nos pagam, temos a nossa vida particular e não podemos sequer dar-nos ao luxo de termos um acidente e ficarmos aleijados, por isso pensamos em tudo quando andamos em provas, mas mesmo assim acho que somos muito competitivos, e vamos aqui andar enquanto der prazer, é claro que o meu sonho é andar com um R5, neste momento é o carro mais competitivo no campeonato nacional, espero um dia experimentar, pelo menos numa prova, um R5.”

Fernando Teotónio assinalou no último fim-de-semana, em Silvares, com os amigos e algumas instituições, os 25 anos de carreira, brindando os presentes com algumas demonstrações nas pistas de autocross e motocross da vila.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados