RCB/TuneIn
Terça, 10 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
SANTA LUZIA TEM NOVO ATRATIVO
Rádio Cova da Beira
A romaria de Sta. Luzia, no Castelejo, este ano tem um novo atractivo. Na casa, que faz parte do recinto da festa, foi pintado um mural que evoca a romaria de antigamente.
Por Paula Brito & Paulo Pinheiro em 14 de Aug de 2019

Tânia Batista, presidente da Irmandade da Sta. Luzia, entende que o mural, que o município mandou realizar, vem tornar ainda mais atractivo o recinto da festa, nomeadamente a casa que já teve várias funções.

 

“Este edifício antigamente era mais pequeno, era a casa do guarda onde dormia a GNR, depois foi ampliado para ser um restaurante para servir a festa. Entretanto o edifício estava morto e decidimos dar-lhe vida com a arte urbana, veio cá o artista Miquel Wert, de Barcelona, fez um estudo e chegou à conclusão que esta era a melhor imagem para recordar a Sta. Luzia de antigamente.”   

A romaria começa na noite de 14 de Setembro com a missa e procissão. Depois das celebrações religiosas, o grupo Minhotos Marotos anima noite da festa que, no dia 15 de Setembro, feriado municipal no Fundão, começa em frente aos paços do concelho, logo pela manhã, “com a alvorada e cântico da Sta. Luzia, depois a missa no santuário e à tarde o cortejo dos carros alegóricos com as merendas que no final serão partilhadas, esperamos que as pessoas adiram porque afinal o 15 de Setembro é o feriado do concelho.”

Na tarde de 15 de Setembro o tradicional cortejo recria a Santa Luzia de outros tempos, com os carros de bois e tractores enfeitados aludindo aos usos e costumes que agora o mural perpetua, durante todo o ano, no recinto da festa.

No recinto estão ainda a decorrer outros melhoramentos que este ano já vão ser visíveis, nomeadamente a calçada de pedra e um reforço de pontos de electricidade.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados