Os objectivos foram explicados pela vereadora com o pelouro, Sandra Vicente.
“Basicamente este dia é para juntarmos todas as associações numa sala, discutir com elas, trazer pessoas externas e promover o diálogo. Todos sabemos que o associativismo em Penamacor não é muito expressivo, mas queremos que as associações que existem continuem, continuem a trabalhar bem e porque não criar outras.”
Além de juntar o movimento associativo, a ideia é também criar uma rede que permita a discussão e partilha de experiências entre associações.
“Reconhecer que o movimento associativo tem um papel fundamental no desenvolvimento local e na defesa e promoção de actividades de natureza social, cultural, educativa, desportiva ou outras, mas também criar uma rede onde as associações do concelho possam partilhar ideias, dotar as associações de meios técnicos, incentivar o diálogo e a cooperação.”
O vereador do movimento Penamacor no coração, Filipe Batista, entende que o dia deveria ser mais dedicado à comemoração e não tanto à reflexão, mas votou favoravelmente a proposta.
Por unanimidade, foi criado o dia municipal do associativismo em Penamacor. O primeiro assinala-se no dia 19 de Outubro.