RCB/TuneIn
Domingo, 20 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
SETE MIL VISITANTES EM DOIS ANOS
Rádio Cova da Beira
Inaugurado em 29 de Julho de 2017, o museu do têxtil da união de Cebolais de Cima e Retaxo já recebeu perto de sete mil visitantes. Os dados foram avançados pelo presidente da união de freguesias durante a edição deste ano do “festêxtil” que decorreu nas duas localidades no passado fim de semana.
Por Nuno Miguel em 31 de Jul de 2019
Miguel Vaz sublinha que a criação desta estrutura museológica é já uma aposta ganha e mostra-se convicto de que o número de visitantes pode vir a ter um maior impulso com o desenvolvimento de novas actividades ligadas à indústria têxtil, que procuram colocar a evidência a importância que aquele pólo industrial teve no passado “já se começa a ver algum movimento e com a aposta da câmara na divulgação do museu isso vai ser cada vez maior. Temos também previsto realizar novas actividades para evidenciar a importância do têxtil na união de freguesias e é raro o dia em que se passa na avenida do museu e não nos cruzamos com um autocarro com pessoas que se deslocam aqui para o visitar. É uma aposta conseguida”.  
O museu dos têxteis recebeu recentemente uma visita de dois avaliadores da Unesco, no âmbito do projecto “Geoparque Naturtejo”, tendo apontado este caso como um dos exemplos que contribui para a valorização do território. Facto que deixa muito satisfeito o presidente da autarquia albicastrense “estiveram aqui dois avaliadores da Unesco e puderam observar o que representa este museu. Só recebi elogios da parte deles porque o «Mutex» é um espaço que diz muito às comunidades de Cebolais e do Retaxo mas também a Castelo Branco. Estando a comemorar o segundo aniversário a visita destes avaliadores decorreu no âmbito do geoparque Naturtejo e foram eles próprios a dizer que estes são projectos que valorizam o território e para nós é importante saber isso”.  

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados