RCB/TuneIn
Sábado, 24 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
INCÊNDIOS EM FASE DE RESOLUÇÃO
Rádio Cova da Beira
Estão em fase de resolução os incêndios que deflagram esta segunda-feira, 29 de Julho, em Alcaria/Dominguizo (Fundão e Covilhã) e Terlamonte (Teixoso-Covilhã).
Por Paulo Pinheiro em 29 de Jul de 2019

De acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), a esta hora (22:32H), no incêndio em mato na zona de Alcaria/Dominguizo, que deflagrou cerca das 18:20h, permanecem no local 74 bombeiros, apoiados por 23 viaturas.

Em Terlamonte (Teixoso. Covilhã), as chamas são combatidas por 118 soldados da paz, apoiados por 38 veículos.

Nesta ocorrência, por precaução, as autoridades retiraram cerca de 60 jovens de um acampamento, na quinta do Rio, que foram transportados para o pavilhão da EB 2/3 de Teixoso onde pernoitam.

Em fase de conclusão está o fogo em mato no Jardim do Lago (Covilhã). O alerta foi dado às 18:07h.

Nesta segunda-feira, no distrito de Castelo Branco, até este momento, a ANPC registou 11 ocorrências, que mobilizaram 297 bombeiros e 97 viaturas. 

A Protecção Civil alerta para o risco de incêndio nas próximas 48 horas, face à previsão de agravamento das condições meteorológicas, com diminuição da humidade relativa e aumento da intensidade do vento e da temperatura.

As previsões apontam para uma subida gradual dos valores de temperatura máxima esta terça e quarta-feira, sendo que o último dia de Julho é o que previsivelmente será mais quente. O IPMA prevê para esta terça-feira uma maior intensidade do vento.

Face a estas previsões, a ANPC  recorda que para os locais onde o risco de incêndio seja “elevado” ou “muito elevado” não é permitida a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa.

 

É também proibido o uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, excepto se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, o lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes e o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

 

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados