RCB/TuneIn
Domingo, 20 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FALECEU JESU√Č PINHARANDA GOMES
Rádio Cova da Beira
Jesu√© Pinharanda Gomes, investigador, historiador e fil√≥sofo, faleceu no √ļltimo s√°bado, aos 80 anos. Considerado uma figura incontorn√°vel da cultura portuguesa, vai a enterrar esta segunda-feira, pelas 18:00h, em Quadrazais, Sabugal (Guarda), sua terra natal.
Por Paulo Pinheiro em 29 de Jul de 2019

Estudou na Guarda, mas foi em Lisboa que se estabeleceu, onde trabalhou numa empresa de máquinas agrícolas. Em paralelo, tornou-se um reconhecido ensaísta, pensador, escritor, filósofo e historiador, deixando um legado de mais de 300 títulos.

A obra deste ensaísta, construída ao longo de mais de meio século, inclui opúsculos e separatas e/ou dispersos, para além de traduções e das mais diversas colaborações em volumes coletivos e em Dicionários e Enciclopédias. Foi ainda um colaborador activo da imprensa nacional e regional.

Pela relevância deste trabalho, e por se tratar de uma figura incontornável da cultura lusófona, com origem na região da Beira Interior, recebeu da UBI o grau de Doutor Honoris Causa, em cerimónia que decorreu a 20 de Março de 2018.

Veja aqui a notícia:   http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/pag/44450

 

Jesué Pinharanda Gomes tinha já sido distinguido por entidades como a Casa das Beiras, Casa do Conselho do Sabugal em Lisboa, Movimento Internacional Lusófono, Freguesia de Sto. António dos Cavaleiros e câmaras municipais de Loures, Guarda e Sabugal.

 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte de Jesué Pinharanda Gomes, que considerou “um dos nomes mais destacados no estudo e divulgação do pensamento português”. Entre as mais importantes obras, destaca “Introdução à História da Filosofia Portuguesa, Pensamento Português” e “Dicionário da Filosofia Portuguesa”.

A Câmara Municipal do Sabugal decretou três dias de luto municipal.

 

 

RCB/UBI 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados