RCB/TuneIn
Sábado, 24 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
“PARA QUANDO A REVISÃO DO PDM?”
Rádio Cova da Beira
O vereador do CDS/PP na câmara municipal da Covilhã quer saber quando é que a autarquia vai avançar para a revisão do plano director municipal. Na última reunião pública do executivo, onde foi aprovada uma revisão simplificada do documento, Adolfo Mesquita Nunes considera que é necessário ir mais além e dotar a concelho de um novo instrumento de planeamento e ordenamento.
Por Nuno Miguel em 28 de Jul de 2019
“Hoje estamos aqui a aprovar uma alteração cirúrgica mas que não é uma alteração substancial ou estratégica do plano. Nesse sentido o que eu gostaria de saber é que, sendo consensual que o nosso PDM está desactualizado, qual é o trabalho que está a ser feito sobre esta matéria para a sua actualização. Quem lê a ordem de trabalhos desta reunião e vê a alteração final do PDM fica todo contente porque acha que vamos ter um novo documento e não é isso que acontece. Por isso a minha pergunta vai no sentido de saber quando é que essa alteração robusta vai ser apresentada”.
Na resposta, o vereador com o pelouro do urbanismo na autarquia sublinha que “com esta alteração, de natureza simplificada, já nos é possível resolver muitas questões que estão pendentes nos serviços do urbanismo. Já nos permite dar resposta à grande maioria dos casos de edificações ilegais que vieram a ser construídas no nosso concelho anteriores à entrada em vigor do PDM que foi aprovado em 1999”. 
Apesar disso, José Armando Serra dos Reis reconhece que a Covilhã precisa de ter um novo plano director municipal e acredita que esse objectivo vai ser alcançado até final do actual mandato “as dificuldades financeiras não nos permitiram, tão cedo quanto possível, ter dois ou três procedimentos externos que temos de percorrer mas eu estou em crer que isso vai acontecer em breve. E como vereador do pelouro estou convicto de que vamos conseguir responder a este desiderato ainda neste mandato. Neste momento já temos uma perspectiva de negociação com o ICNF para as alterações que devem ser introduzidas na reserva ecológica nacional uma vez que o principal problema que nós temos com o PDM, porque abrange muitas pessoas, é o ordenamento e a legalização das edificações no planalto da nossa aldeia de montanha das Penhas da Saúde”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados