RCB/TuneIn
Segunda, 09 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
CENTRO INAUGURADO
Rádio Cova da Beira
Est√£o abertas as portas do novo centro de inova√ß√£o do turismo. A estrutura foi instalada no antigo edif√≠cio dos CTT, na pra√ßa do munic√≠pio da Covilh√£, e resulta de uma parceria do ‚ÄúTurismo de Portugal‚ÄĚ com sete entidades privadas e tem como principais objectivos promover servi√ßos de acelera√ß√£o e incuba√ß√£o de startups, em articula√ß√£o com uma rede de incubadoras, bem como identificar as tend√™ncias internacionais de inova√ß√£o no turismo.
Por Nuno Miguel em 19 de Jul de 2019
Na cerimónia de inauguração desta nova valência o ministro adjunto e da economia sublinha que se trata de um projecto duplamente virtuoso permite aliar a inovação a um sector que tem sido determinante para o crescimento económico do país “são temas absolutamente essenciais para o futuro de Portugal. Não podemos crescer, criar emprego de qualidade e atingir prosperidade para o nosso país se não apostarmos decididamente na inovação e qualificação dos nossos recursos humanos. Por outro lado este centro é um exemplo de também aplicar a inovação ao sector do turismo. É uma área que tem crescido muito, precisamente devido à capacidade de melhorar a qualidade da nossa oferta e de estruturar novos produtos e novos meios de promoção.  
Pedro Siza Vieira destaca ainda a importância de localizar serviços deste tipo no interior do país, que é uma forma de promover uma maior coesão territorial “é possível no interior de Portugal criar serviços de excelência para servir todo o país. Só podemos crescer definitivamente e de forma sustentada se aproveitarmos todo o potencial que todo o nosso território tem. Se o país não aproveitar da melhor maneira todas essas potencialidades e não criar as oportunidades para que ele se possa concretizar em actividade económica, social e cultural estamos a deitar fora uma grande riqueza e eu confesso que o desperdício é uma coisa que me horroriza bastante”.  
Já o presidente da câmara municipal da Covilhã, Vítor Pereira, acredita que este centro pode vir a afirmar-se como “uma grande plataforma giratória onde a inovação para o turismo conflui com a aceleração de novos projectos neste sector. A economia digital está ai e está indissociavelmente ligada ao turismo e esse factor é determinante para que o turismo possa continuar a crescer. Por outro lado saber o que vai acontecer no mercado do oriente, africano ou do leste europeu para nós é muito importante para continuarmos a trajectória de crescimento deste sector, que promova uma maior sustentabilidade e uma maior convergência económica com a Europa”. 
Também presente na cerimónia de inauguração a secretária de estado do turismo, Ana Mendes Godinho, sublinha que “este centro é um instrumento chave para afirmar Portugal como uma referência mundial na inovação no Turismo, antecipar tendências, digitalizar a oferta e contagiar todo o país. Escolhemos a sua localização no interior precisamente porque acreditamos que é aqui que a inovação vai cada vez mais acontecer e para utilizar o turismo como instrumento de dinamização e mobilização do território”.
Para Luís Araújo, presidente do “Turismo de Portugal” esta nova valência pretende “posicionar Portugal como hub de inovação do setor do turismo e um pólo de referência internacional em termos de empreendedorismo e desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor. Ao inaugurarmos a sede deste centro na Covilhã, estamos também a reforçar a criação de valor por todo o território, ao longo de todo o ano, que são objectivos da estratégia «Turismo 2027»”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados