RCB/TuneIn
Terça, 15 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“MYSTÉRIA JÁ TEM DATA MARCADA”
Rádio Cova da Beira
A terceira edição desta iniciativa vai voltar a ter lugar em Vila do Carvalho entre os dias 26 e 28 de Julho e pretende continuar a afirmar- se como um certame direccionado para as temáticas das lendas e do terror.
Por Nuno Miguel em 18 de Jul de 2019
Uma iniciativa que é novamente organizada pela união de freguesias de Cantar Galo e Vila do Carvalho e que, de acordo com o presidente da autarquia, vai este ano reforçar a presença de actores e figurantes locais nos três dias do evento “vamos apostar fundamentalmente na prata da casa. Em lugar de estar a fazer contratações quase na totalidade fora da freguesia e do país, vamos ter muitos actores e figurantes da terra. Obviamente que vamos ter artes teatrais de fora mas o reforço de pessoas que quiserem colaborar connosco é muito grande. Isto permite que o evento possa no futuro ter outra sustentabilidade e ao mesmo tempo poder ser quase auto-sustentável por parte da união de freguesias”.  
Pedro Leitão acrescenta que outra das apostas da edição deste ano passa pelo reforço da rede de casas temáticas que apresentam aos visitantes uma oferta mais diferenciada “vamos ter a casa do ermita que já funcionou em dições anteriores, o bar 666 mais direccionado para um erótico cuidado e também a casa do terror. Sequencialmente temos o «Angélico» onde as pessoas podem entrar em contacto com figuras místicas, vamos também a recriação de uma zona de guerra e também um espaço que se chama “o sanatório”, que vai ser uma espécie de morgue misturada com hospício e vamos ter também novamente a funcionar a casa do lobisomem”.   
Ao longo do evento vão estar instalados três palcos para a realização de espectáculos musicais. Animação de rua, tasquinhas, artesanato e mostras de produtos gastronómicos são outros dos pratos fortes do certame. Na edição deste ano, a união de freguesias vai também lançar um livro sobre a “Mystéria” escrito em forma de sonetos como os Lusíadas, e um trabalho musical composto por alunos da escola profissional de artes da Covilhã “vamos apresentar uma música sobre a «Mystéria» produzida pela EPABI sob a égide do professor e maestro Luís Dâmaso e que vamos apresentar na edição deste ano. Vamos também apresentar um livro, em forma de epopeia, criado por um aluno italiano de mestrado da UBI que já fez dois trabalhos sobre a Covilhã e que escreveu esta epopeia à «Mystéria» sob a forma de soneto como os «Lusíadas». Estamos agora a tratar da sua impressão para que ele depois possa ser apresentado durante o evento.   
Pedro Leitão acredita que a partir desta terceira edição estão reunidas condições para que algumas casas temáticas possam começar a funcionar aos fins de semana, criando um novo atractivo turístico para a união de freguesias de Cantar Galo e Vila do Carvalho. Do programa faz ainda parte a primeira apresentação na região do filme “Mystéria”, realizado pelo covilhanense João Inácio, e que vai ser exibido esta noite na cinubiteca da universidade da Beira Interior. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados