RCB/TuneIn
Domingo, 18 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PAULO XAVIER VENCE PRÉMIO
Rádio Cova da Beira
O docente do agrupamento de escolas Pêro da Covilhã, que no último ano lectivo exerceu a sua actividade na escola do primeiro ciclo do Refúgio foi o vencedor do prémio “professor UBBU” do ano. Trata-se de uma iniciativa que começou a ser dinamizada pela academia de código júnior há três anos e que tem como objectivo despertar a atenção dos mais pequenos pela área da programação informática.
Por Nuno Miguel em 17 de Jul de 2019
Na edição deste ano, foram colocados à votação quatro projectos a nível nacional, tendo o docente da Covilhã recebido o maior número de votos num processo que decorreu através das redes sociais. Em declarações à RCB, Paulo Xavier não esconde a satisfação com esta distinção “foi uma alegria muito grande saber que, dentro de tantos projectos a nível nacional que estão a ser desenvolvidos, a minha turma do Refúgio tenha sido contemplada com esta distinção. Há dois anos que, através da academia de código júnior, que estamos a desenvolver este projecto e estamos muito contentes com o resultado. A nível nacional foram quatro os projectos finalistas, para nós já era motivo de satisfação estar nesse lote, mas através do envolvimento de toda a comunidade educativa fomos os mais votados o que, de alguma forma, também veio enaltecer este trabalho”.   
O docente acrescenta que uma das mais valias deste projecto é que, para além dos alunos, ele procura também envolver os encarregados de educação o que permite criar uma ligação mais estreita entre a escola e a família “estamos a falar de uma plataforma electrónica onde cada aluno tem acesso com uma password e depois, através, da iniciação à informática, todos os alunos tem tarefas para cumprir. No currículo temos duas horas por semana em que damos alguns conteúdos em contexto de sala de aula para ensinar os alunos a programar. Para mim é um projecto muito inovador porque, para além dos alunos, também envolve as famílias porque aos fins de semana trabalham em casa, tentam descobrir as várias iniciativas propostas pelo programa e por isso é um trabalho que promove também uma ligação entre a escola e a família”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados