RCB/TuneIn
Quinta, 19 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
SOALHEIRA: GRUPO CORAL EM DIGRESSÃO À NORMANDIA
Rádio Cova da Beira
A convite do grupo francês Aidëo, sediado na cidade de Caen, de 4 a 10 de Julho de 2019 o Grupo Coral da Soalheira deslocou-se ao norte da França, Normandia. Este intercâmbio estava prometido desde Julho de 2016, altura em que o grupo francês efectuou uma visita ao município do Fundão.
Por Paulo Pinheiro em 14 de Jul de 2019

De acordo com o grupo da Soalheira, por razões logísticas e financeiras, só três anos depois foi possível a presença do grupo fundanense na Normandia.


A primeira actuação em conjunto com os dois grupos corais decorreu na igreja de Colombelles nos arredores de Caen, no dia 6 de Julho e a segunda na catedral de Lion sur Mer, já perto das praias do desembarque dos aliados em 1944, onde teve lugar o célebre dia D que despoletou o fim da segunda guerra mundial.

"Os concertos constituíram enorme sucesso com aplausos prolongados da assistência que enchia as igrejas onde decorreram os eventos", referem os responsáveis do grupo da Soalheira.

 

No dia 8 de Julho, o grupo Aidëo organizou uma visita guiada à comitiva portuguesa pelas praias e museus do desembarque, ao cemitério americano onde por este dias de comemoram os 75.º aniversário do dito desembarque e, por fim, a uma fábrica de confecção cidra artesanal com degustação.

 

Ambos os conjuntos pretendem renovar os laços de amizade e de cultura, sendo que ficou lançado o desafio de o grupo Aidëo regressar à região da Beira Baixa daqui a três anos para novos concertos.

 

O Grupo Coral da Soalheira foi dirigido pelo maestro Gil Duarte e a deslocação foi apoiada pela Câmara Municipal do Fundão e pela Junta de Freguesia da Soalheira.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados