RCB/TuneIn
Terça, 15 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FUNDÃO: "CONCURSO É UM EXEMPLO DE SUCESSO"
Rádio Cova da Beira
Passados vinte anos, o Concurso Internacional Cidade do Fundão continua a somar êxitos. A vigésima edição, que terminou no passado fim-de-semana, é disso exemplo. A opinião de membros do júri, participantes e organização é unânime quanto à necessidade de o evento continuar.
Por Paulo Pinheiro em 10 de Jul de 2019

O director da Academia de Música e Dança do Fundão, (AMDF), que organiza o concurso, em parceria com a CMF e SCMF, destaca o facto de “não ser normal que um evento destes no Interior de Portugal, com menos apoios, consiga sobreviver durante 20 anos”

Após duas décadas, e de acordo com João Correia, passaram pelo evento mais de dois mil jovens, oriundos de vários pontos do país e de muitos outros países de diferentes regiões do globo.

Este ano, entre os concorrentes com idades compreendidas entre os 8 e os 25 anos , participaram mais de duas dezenas de crianças e jovens da Beira Interior, alguns dos quais alunos na Academia de Música e Dança do Fundão.

O Concurso internacional cidade do Fundão, que nasceu há 20 anos apenas na vertente de piano, foi percursor, no país, deste tipo de concurso.

“Este foi um dos primeiros concursos em Portugal que teve como objectivo começar dos mais pequenos até ao nível superior, muito próximo do profissionalismo, a verdade é que este modelo foi replicado em muitos locais do país, temos esse mérito.”

 

SETE ALUNOS DA AMDF PREMIADOS EM CASA

 

António Tomás; João Redondo; Guilherme Agostinho; Marco Massano. Quatro alunos de guitarra na Academia de Música e Dança do Fundão conquistaram prémios nos seus níveis no XX Concurso Internacional Cidade do Fundão. Em Piano António Antunes foi duplamente premiado pois também foi recebeu o diploma de Melhor Candidato da Beira Interior. Ainda em piano e nos seus níveis também as alunas da AMDF Margarida Matos e Catarina Freitas foram premiadas.

Na cerimónia de entrega de prémios e concerto dos laureados foram ainda conhecidos os prémios especiais. O concorrente José Tiago Nunes de Azevedo recebeu o prémio Orquestra Clássica do Centro. Francisco Berény Domingues foi o concorrente eleito para fazer um recital na Schola Cantorum no Brasil. Francisco Berény Domingues também irá participar no Festival Internacional Guitar´Essone em Paris.


O XX Concurso Internacional Cidade do Fundão ficou marcado pela qualidade dos participantes e pelo grau de exigência do júri das quatro variantes: Piano; guitarra; violino; violoncelo. Durante uma semana estiveram no Fundão 108 concorrentes de Portugal, Espanha, Holanda e Alemanha.

Na edição de 2019 registe-se ainda a participação de 22 concorrentes da Beira Interior. Apadrinhado pela Santa Casa da Misericórdia do Fundão (entidade tutelar da AMDF) e pelo Município do Fundão, o XX Concurso Internacional Cidade do Fundão teve ainda o apoio das seguintes entidades e empresas: União de Freguesias do Fundão, Aldeia de Joanes, Aldeia Nova do Cabo, Donas e Valverde; Junta de Freguesia de Unhais da Serra; Associação Comercial e Industrial  do Fundão; Alambique de Ouro; EuroBic; Twintex; Zurick Seguros; Farmácia Vitória.

 

Oiça o director da AMDF e Christina Margoto, membro do júri de piano. Apenas esteve ausente numa edição do concurso:https://audiomack.com/…/cov…/concurso-internacional-2019-a4…

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados