RCB/TuneIn
Sexta, 18 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FUNDÃO É “EXEMPLO A SEGUIR” NA ÁREA DA MUSEOLOGIA
Rádio Cova da Beira
A ideia foi deixada pelo representante em Portugal no conselho internacional de museus na sessão de abertura do seminário “a acção educativa em museus comunitários” que está a decorrer no concelho até amanhã.
Por Nuno Miguel em 25 de Jun de 2019
De acordo com Mário Antas pela sua localização geográfica o Fundão é um ponto de confluência de territórios e de comunidades que se vão reinventando, sendo os museus os locais ideias para que as comunidades possam crescer em conjunto “nós no ICOM olhamos para o Fundão como um território que, do ponto de vista museológico, é um exemplo. O Fundão, sendo esta cidade da Beira Interior, é um local de confluência de territórios, de movimentos migratórios e de comunidades que se vão inventando e reinventando todos os dias. E a nós interessa-nos o papel dos museus e acreditamos que eles são plataformas culturais e que se assumem como os lugares ideais para crescermos em conjunto”.    
Já o presidente da câmara municipal do Fundão, Paulo Fernandes, destaca o papel dos serviços educativos na explicação do que pode ser o património material existente nas estruturas museológicas mas também ao nível da divulgação das potencialidades existentes ao nível do património imaterial e da sua ligação às comunidades locais “e isso é mais difícil de fazer do que construir um edifício. Demora mais tempo e nesse aspecto a vertente do serviço educativo é uma mediação extraordinária para, não só fazer a relação com o público, mas também para e fazer a descodificação do património mais imaterial, relacionado com o saber fazer e que também faz a mediação com a comunidade”.    
Apesar de conceitos como “museu território” e ecomuseu serem hoje cada vez mais utilizados, o presidente do ICOM Europa, Luís Raposo, considera que “o museu tradicional continua a ser uma imagem de marca da Europa. Mas a mim os objectos não me interessam enquanto tal, mas sim pelas histórias que possam contar e por tudo aquilo que está para além do material do objecto. Para mim num museu é indissociável a dimensão das colecções da dimensão dos saberes. E o museu é sempre uma estrutura fundamental onde se considerar que ele é útil”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados