RCB/TuneIn
Quinta, 27 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
BVC REALIZAM SIMULACRO
Rádio Cova da Beira
Um acidente que envolveu tr√™s viaturas ligeiras e um ve√≠culo de transporte de mat√©rias perigosas na zona industrial do Tortosendo foi este ano o mote para a realiza√ß√£o do simulacro dos bombeiros volunt√°rios da Covilh√£, integrado no programa das comemora√ß√Ķes do anivers√°rio da corpora√ß√£o.
Por Nuno Miguel em 23 de Jun de 2019
Um exercício de, de acordo com o comandante dos soldados da paz covilhanenses, Fernando Lucas, serviu para testar a capacidade operacional em diferentes valências “foi um acidente que envolveu quatro viaturas, três delas com feridos, e em que uma viatura se incendiou. Este exercício permitiu-nos testar várias valências como o combate a incêndio em viaturas, socorro a pessoas, desencarceramento e extracção rápida das vítimas”   
Fernando Lucas acrescenta que este simulacro foi realizado em tempo real, por forma a conferir-lhe a maior aproximação possível da realidade, e mostra-se satisfeito com a resposta dada “este tipo de exercícios serve precisamente para testar a nossa capacidade operacional e de chegar aos locais o mais rápido possível. Aqui tudo foi feito em tempo real. O primeiro alerta para o CDOS foi dado quando o carro começou a arder e a partir dai os meios demoraram cerca de 14 minutos a chegar a local. Penso que foi uma capacidade de resposta rápida”. 
Um simulacro que também foi acompanhado pelo vereador com o pelouro da protecção civil na câmara da Covilhã. Jorge Gomes mostra-se convicto de que os soldados da paz estão bem preparados para fazer face a qualquer ocorrência que se venha a verificar no concelho “pudemos assistir a um conjunto de situações diferentes e que podem ocorrer de um momento para outro e verifiquei que temos um corpo activo bem preparado, com muita formação, e que está preparado para dar resposta a um problema desta dimensão caso ele se venha a verificar na realidade. Foi um simulacro muito bem pensado e que demonstrou que este corpo activo está em formação constante e muito bem preparado para ocorrer a qualquer ocorrência que se verifique”.  

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados