RCB/TuneIn
Sábado, 23 Jan 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
BVC REALIZAM SIMULACRO
Rádio Cova da Beira
Um acidente que envolveu três viaturas ligeiras e um veículo de transporte de matérias perigosas na zona industrial do Tortosendo foi este ano o mote para a realização do simulacro dos bombeiros voluntários da Covilhã, integrado no programa das comemorações do aniversário da corporação.
Por Nuno Miguel em 23 de Jun de 2019
Um exercício de, de acordo com o comandante dos soldados da paz covilhanenses, Fernando Lucas, serviu para testar a capacidade operacional em diferentes valências “foi um acidente que envolveu quatro viaturas, três delas com feridos, e em que uma viatura se incendiou. Este exercício permitiu-nos testar várias valências como o combate a incêndio em viaturas, socorro a pessoas, desencarceramento e extracção rápida das vítimas”   
Fernando Lucas acrescenta que este simulacro foi realizado em tempo real, por forma a conferir-lhe a maior aproximação possível da realidade, e mostra-se satisfeito com a resposta dada “este tipo de exercícios serve precisamente para testar a nossa capacidade operacional e de chegar aos locais o mais rápido possível. Aqui tudo foi feito em tempo real. O primeiro alerta para o CDOS foi dado quando o carro começou a arder e a partir dai os meios demoraram cerca de 14 minutos a chegar a local. Penso que foi uma capacidade de resposta rápida”. 
Um simulacro que também foi acompanhado pelo vereador com o pelouro da protecção civil na câmara da Covilhã. Jorge Gomes mostra-se convicto de que os soldados da paz estão bem preparados para fazer face a qualquer ocorrência que se venha a verificar no concelho “pudemos assistir a um conjunto de situações diferentes e que podem ocorrer de um momento para outro e verifiquei que temos um corpo activo bem preparado, com muita formação, e que está preparado para dar resposta a um problema desta dimensão caso ele se venha a verificar na realidade. Foi um simulacro muito bem pensado e que demonstrou que este corpo activo está em formação constante e muito bem preparado para ocorrer a qualquer ocorrência que se verifique”.  

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados