RCB/TuneIn
Segunda, 22 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
BORDADO DE CASTELO BRANCO INSPIRA ALUNA DA UBI
Rádio Cova da Beira
A aluna do Mestrado em Branding e Design de Moda, da Universidade da Beira Interior (UBI) e do IADE-UE, Margarida Lopo, alcançou o segundo lugar no Concurso do Bordado de Castelo Branco. A estudante inspirou-se nesta criação tradicional para desenvolver um lenço que concorreu na categoria “Calçado e Acessórios”.
Por Paulo Pinheiro em 22 de Jun de 2019

Margarida Lopo entende o Bordado de Castelo Branco como “uma arte com história, tradição e significado”. Para realizar o trabalho que levou ao concurso inspirou-se na polinização das flores. “A polinização serve de analogia à preservação do bordado, feito pelas bordadeiras e pessoas que o praticam informalmente, que vai ser ‘polinizado’ pelo designer, pelo apreciador e comprador, de modo a manter e enaltecer a sua existência, realidade, história e beleza”, explica a discente.

 

A peça apresenta algumas flores e folhas, motivos tradicionais deste bordado, “por representarem a alegria, esperança e vida”, acrescenta a estudante. A criação de um lenço deveu-se à intenção de “transportar algo tão rico para o dia a dia das pessoas de hoje, apelando tanto aos mais jovens (os que vão permitir a continuidade da tradição) como aos mais velhos (sábios da técnica que a mantêm e transpõem)”.

 

“Quando foi pensada a ideia, e porque frequento o Mestrado de Branding e Design de Moda, tive em mente um produto que fosse viável em termos de negócio como acessório de Moda, além da componente estética do produto e a sua função. Penso que resultou”, refere ainda Margarida Lopo.

 

 O prémio do Concurso foi entregue durante o desfile dos vencedores, que decorreu na Fábrica da Criatividade, inserido no programa do evento Castelo Branco Moda’19. Margarida Lopo recebeu o galardão, que incluía o valor monetário de 1.000 euros.

 O evento foi organizado pela Câmara Municipal de Castelo Branco, com a parceria da Associação para o desenvolvimento da Raia Centro Sul, Associação para o Bordado de Castelo Branco, a ANJE, Porto Fashion Week e Associação Selectiva Moda. A competição destinada a estudantes e diplomados em Design de Moda tem o objectivo de promover a utilização/aplicação do Bordado na moda, nas categorias de vestuário, acessórios e calçado.

O Júri foi constituído pelo Designer Júlio Torcato e um elemento de cada parceiro.

 

UBI/RCB 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados