RCB/TuneIn
Segunda, 21 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
MANTEIGAS QUER ACOLHER SEDE DO GEOPARQUE ESTRELA
Rádio Cova da Beira
O presidente da câmara de Manteigas garante que o município vai bater-se para que a sede da associação “Geoparque Estrela” fique localizada naquele concelho. A candidatura da Serra da Estrela a Geopark da Unesco foi apreciada no final do verão do ano passado e obteve uma classificação de 975 pontos para um máximo de mil.
Por Nuno Miguel em 21 de Jun de 2019

Outras da categoria:

Apesar de o processo de classificação ainda se encontra atrasado, Esmeraldo Carvalhinho reivindica a instalação da sede em Manteigas uma vez que é no concelho que estão localizados cerca de 70 por cento dos locais de interesse identificados na candidatura “estando já identificados todos os goesitos de interesse, Manteigas tem o maior volume de todo o geoparque, são cerca de 70 por cento, e também os locais de maior interesse geológico. Temos o vale glaciar, os maciços dos cântaros magro, gordo e raso ou os covões da ametade e da ponte. Temos este privilégio, a natureza brindou-nos desta forma e naturalmente que faz todo o sentido que a sede possa aqui ficar instalada”.   
O autarca de Manteigas reconhece, no entanto, que a escolha do município que vai acolher a sede do geoparque não vai ser uma tarefa fácil e recorda o que aconteceu numa reunião, logo no início do projecto, onde estiveram os nove municípios que integram o projecto e em que o assunto foi abordado “sei que uma vez já foi feita uma votação para a localização do geoparque e cada município votou em si e ficou tudo empatado. As coisas não são fáceis mas acredito que, no momento certo, havemos de decidir. É uma questão que tem de ser analisada no seio da associação geoparque mas não seria muito consciente desprezar na decisão final aquilo que é o potencial geológico existente no concelho de Manteigas”.  
Apesar dessa situação, Esmeraldo Carvalhinho mostra-se convicto de que os autarcas vão saber chegar a um consenso, mas defende que a sede do geoparque deve ficar instalada em Manteigas uma vez que é no concelho que estão localizadas a maior parte dos pontos de interesse da candidatura apresentada à Unesco.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados