RCB/TuneIn
Sábado, 21 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CARRO “UBIAN” APRESENTADO
Rádio Cova da Beira
Percorrer 500 quilómetros consumindo apenas um litro de gasolina. É este o objectivo que a equipa “UBICAR” pretende alcançar na edição deste ano da “Shall Ecomarathon Race” que vai decorrer em Londres no próximo dia quatro de Julho. A equipa, composta por 14 elementos da universidade da Beira Interior, fez a apresentação pública do “UBIAN”, o protótipo desenvolvido para participar nesta competição.
Por Nuno Miguel em 20 de Jun de 2019
No ano passado o carro apresentado não foi aprovado pela inspecção para poder competir em pista e por isso foram feitas algumas alterações tendo em vista alcançar o melhor resultado de sempre, como explica o líder da equipa Daniel Cardoso “uma das grandes alterações que fizemos para este ano diz respeito ao sistema de injecção do motor e em que a unidade controladora é diferente. Outro pormenor diferenciador é que os pneus têm um rolamento baixo, desenvolvidos especialmente para esta competição. Sendo que o nosso recorde se encontra em 234 quilómetros por litro de gasolina este ano, para acompanhar a nossa ambição, queremos chegar aos 500 quilómetros por litro. Pode parecer um salto bastante grande mas é um salto que nos irá colocar ao lado do que é feito noutras universidades. Essa é a nossa grande ambição”.    
Já o vice reitor da UBI para as áreas do ensino e internacionalização sublinha que o desenvolvimento deste tipo de projectos é também uma forma de a instituição mostrar ao mundo aquilo que faz de melhor. João Canavilhas destaca ainda o empenho evidenciado pelos alunos na concretização deste projecto “temos a certeza que sempre que trabalham nestes grupos aprendem muito, aprender algumas coisas fora do contexto da sala de aula e isso para nós também é muito importante. É evidente que não exigimos que ganhem nada, gostamos apenas que consigam sempre melhorar o resultado do ano anterior e quando não há nenhum azar na competição isso costuma acontecer. Para além disso, este projecto é também mais uma prova de que os nossos alunos são capazes de fazer carros como este com poucos apoios e temos a certeza de que muitos dos alunos que chegam à nossa universidade através da promoção que nós fazemos daquilo que é o vosso trabalho”. 
O desenvolvimento do “UBIAN” também teve o apoio da câmara da Covilhã. Para o vereador com o pelouro do associativismo, José Miguel Oliveira, o desenvolvimento deste projecto simboliza a concretização de vários objectivos que são comuns ao município e à universidade da Beira Interior “desde a primeira hora que o município e a sua participada «Águas da Covilhã» decidiram apoiar este projecto, porque ele simboliza aquilo que nós ambicionamos para o concelho. Ter uma universidade cada vez melhor, com alunos mais interessados em virar-se para o exterior e competir com os melhores e dar também a este território, que tanto merece, o retorno que ele precisa”. 
A equipa “UBICAR” é composta por 14 elementos dos departamentos de engenharia electromecânica e comunicação e artes da universidade da Beira Interior. Na edição deste concurso em 2013 alcançou o recorde de 234 quilómetros percorridos com um litro de gasolina. Uma distância que os responsáveis esperam duplicar na edição deste ano da “Shell Ecomarathon Race”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados