RCB/TuneIn
Segunda, 22 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CIM APRESENTA PLANO
Rádio Cova da Beira
A comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela apresentou o plano intermunicipal de adapta√ß√£o √†s altera√ß√Ķes clim√°ticas. O documento re√ļne os planos municipais que j√° tinham sido elaborados sobre esta mat√©ria e pretende agora criar uma maior abrang√™ncia territorial nos 15 concelhos que integram a CIM.
Por Nuno Miguel em 20 de Jun de 2019

Outras da categoria:

Em declarações à RCB, o secretário executivo da comunidade intermunicipal sublinha que existe uma grande preocupação em torno desta problemática e importa levar por diante um conjunto de acções concertadas para minimizar os eventuais efeitos negativos deste problema “quando nós apresentamos um plano de alterações climatéricas é sinal de que estamos preocupados, nomeadamente com aquilo que vai acontecendo desde há alguns anos a esta parte. Temos cada vez mais calor, cada vez menos chuva, chuva com torrentes localizadas proporcionando muitas vezes distúrbios e portanto estamos muito preocupados com isso. Nesse sentido este documento pretende criar situações de combate a essas alterações e onde temos um plano de acção para nós desenvolvermos ao longo dos anos e consciencializar toda a população, sem esquecer os alunos das escolas, de que temos de percorrer este caminho”.  
O documento agora apresentado, de acordo com António Ruas, apresenta algumas medidas concretas para implementar a curto prazo nas áreas da mobilidade e também de um uso mais racional do consumo de água “este plano apresenta medidas especifica como por exemplo o combate ao desperdício da água e ao seu uso mais racional. Temos que ser mais racional ao nível da rega e fazer uma monitorização de forma mais profunda para evitar desperdícios. É também necessário reflectir profundamente no tipo de mobilidade que temos agora e se queremos continuar a apostar em combustíveis fósseis ou substitui-los por energias alternativas. Todos estamos preocupados com esta temática e dentro do território vamos procurar encontrar as melhores soluções para fazer face a este problema das alterações climáticas”. 
Este plano foi elaborado pela comunidade intermunicipal no âmbito de uma candidatura ao programa operacional de sustentabilidade e eficiência no uso de recursos e contempla ainda a realização de acções de sensibilização junto dos alunos das escolas dos 15 concelhos que integram a CIM. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados