RCB/TuneIn
Sábado, 21 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
TELHADO VALORIZA PATRIMÓNIO
Rádio Cova da Beira
Programa Valorizar aprova obras no valor de 75 mil euros para a requalificação de um antigo lagar de varas e de um forno de oleiro, na freguesia de Telhado, no concelho do Fundão. Paulo Fernandes prometeu apoio nos 10% do auto financiamento da candidatura que vai permitir valorizar um importante património da aldeia.
Por Paula Brito em 18 de Jun de 2019

“O Telhado, dentro do programa Valorizar, tinha dois focos, que foram ambos aprovados. Um lagar, associado à componente do azeite, já houve em tempos uma primeira fase de recuperação do edifício agora vamos para o interior, criar os conteúdos, e a mais importante pela temática da aldeia, que é a questão dos fornos.”

O presidente da câmara do Fundão falava no lançamento do projecto “Deita o barro à parede” que vai ser desenvolvido na casa do barro a partir do próximo ano lectivo, com as escolas do concelho. Para o presidente da junta, Jorge Martins, a recuperação deste património vai permitir criar um circuito de visitação na aldeia.

“O forno é antiquíssimo e o lagar é um lagar de varas, que eu tenha conhecimento não há mais nenhum igual no concelho. A ideia é criar um roteiro turístico nesta freguesia onde já não há oleiros, já ninguém vive do barro, só das memórias.”

Preservar as memórias e as tradições da aldeia é o objectivo do roteiro turístico que vai ser criado a partir da casa do barro, passando pelo antigo forno e lagar de varas. Dois equipamentos que o presidente da câmara do Fundão quer ver recuperados dentro de um ano, “à entrada da próxima primavera.”


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados