RCB/TuneIn
Segunda, 22 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
TELHADO VALORIZA PATRIMÓNIO
Rádio Cova da Beira
Programa Valorizar aprova obras no valor de 75 mil euros para a requalificação de um antigo lagar de varas e de um forno de oleiro, na freguesia de Telhado, no concelho do Fundão. Paulo Fernandes prometeu apoio nos 10% do auto financiamento da candidatura que vai permitir valorizar um importante património da aldeia.
Por Paula Brito em 18 de Jun de 2019

Outras da categoria:

“O Telhado, dentro do programa Valorizar, tinha dois focos, que foram ambos aprovados. Um lagar, associado à componente do azeite, já houve em tempos uma primeira fase de recuperação do edifício agora vamos para o interior, criar os conteúdos, e a mais importante pela temática da aldeia, que é a questão dos fornos.”

O presidente da câmara do Fundão falava no lançamento do projecto “Deita o barro à parede” que vai ser desenvolvido na casa do barro a partir do próximo ano lectivo, com as escolas do concelho. Para o presidente da junta, Jorge Martins, a recuperação deste património vai permitir criar um circuito de visitação na aldeia.

“O forno é antiquíssimo e o lagar é um lagar de varas, que eu tenha conhecimento não há mais nenhum igual no concelho. A ideia é criar um roteiro turístico nesta freguesia onde já não há oleiros, já ninguém vive do barro, só das memórias.”

Preservar as memórias e as tradições da aldeia é o objectivo do roteiro turístico que vai ser criado a partir da casa do barro, passando pelo antigo forno e lagar de varas. Dois equipamentos que o presidente da câmara do Fundão quer ver recuperados dentro de um ano, “à entrada da próxima primavera.”


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados