RCB/TuneIn
Terça, 23 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CASTELO BRANCO RENOVA REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Rádio Cova da Beira
Entre 2013 e 2018 a câmara de Castelo Branco investiu cerca de 14 milhões de euros na renovação da rede de abastecimento de água em todo o concelho. Os dados foram revelados pela administradora dos serviços municipais de água e saneamento durante a conferência “Castelo Branco, uma cidade verde e inteligente”.
Por Nuno Miguel em 18 de Jun de 2019
De acordo com Maria José Baptista, o primeiro passo foi efectuar um cadastro de todos os equipamentos da rede de condutas, a fim de combater as perdas de água “depois de estar concluído o cadastro, continuamos a fazer grandes investimentos na renovação da rede de água. Para terem uma ideia, desde 2013 investimos nessa área 14 milhões de euros, e que representam seis por cento do total da rede do nosso concelho que tem 810 quilómetros. Construímos redes separativas pluviais numa extensão de 450 quilómetros em todo 0o concelho e só nessa parte investimos um milhão e meio de euros”.   
A também vereadora na câmara municipal de Castelo Branco sublinha que estes investimentos permitiram reduzir as perdas de água em todo o concelho para 16 por cento, quando a média nacional ronda os 30 por cento “o resultado de todo este trabalho, que não se faz em apenas um ano, e que foi reforçado desde 2013 permitiu-nos reduzir em 50 por cento as nossas perdas de água até 2018. E também sabemos que no final do ano passado existia um valor de apenas 16 por cento de perda de água no nosso concelho quando a média nacional é de 30 por cento”. 
Maria José Baptista refere que os serviços municipalizados têm vindo também a efectuar a mudança de contadores com mais de 12 anos, mas refere que “não é possível trocar de imediato os 37 mil contadores dos clientes do concelho”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados