RCB/TuneIn
Quarta, 05 Ago 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PENAMACOR ACOLHE COLÓQUIO DE HISTÓRIA E ARQUEOLOGIA
Rádio Cova da Beira
A iniciativa vai decorrer entre os dias quatro e seis de Outubro, a segunda edição desta iniciativa, realizada 40 anos depois do primeiro colóquio. Dezenas de investigadores de Portugal e Espanha vão marcar presença no evento, que tem como principal objectivo reunir dados sobre o estado da investigação no concelho nas últimas quatro décadas.
Por Nuno Miguel em 16 de Jun de 2019

Outras da categoria:

De acordo com Pedro Salvado, um dos responsáveis pela organização do evento, importa reflectir sobre o que foi feito e o que está por fazer desde a realização da primeira edição do colóquio “não queremos que seja encarado como um projecto saudosista nem passadista porque nós consideramos que a história é uma ciência dos tempos e aquilo que nos interessa é interrogar não só as mudanças mas acima de tudo o que foram as permanências numa dimensão temporal muito mais alargada. Interessa-nos abordar tanto aquilo que ficou, como aquilo que se alterou como aquilo que ainda pode ser melhorado”.  

 

O programa da iniciativa foi apresentado publicamente nas comemorações do dia do concelho e Pedro Salvado destaca o elevado número de investigadores que já manifestou interesse em marcar presença no evento, oriundos de Coimbra, Porto, Lisboa Évora, Castelo Branco, Cáceres, Salamanca, Ávila, Madrid e Penamacor “nós estamos a trabalhar a organização deste colóquio há cerca de duas semanas e a adesão que foi registada é notável. Temos já dezenas de investigadores de Portugal e Espanha que manifestaram interesse em poderem aqui apresentar as suas comunicações e isso significa que já há aqui uma área de influência completamente diferente do que se verificou há 40 anos. E a centralidade e a influência de Penamacor já está aqui bem patente”.

 

As circulações entre os territórios da Malcata e da Gata, a fronteira da Baságueda do Século XII ao Século XX; Patrimónios e Tradições em Terras da Raia Luso-Extremenha; e Desenvolvimento Local Património e Turismo são alguns dos temas que vão ser abordados neste colóquio. Do programa faz ainda parte um Está, ainda, agendado um espectáculo etnomusical e a apresentação do «ebook» “Arqueologia, História e Património de Mário Pires Bento”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados