RCB/TuneIn
Sexta, 19 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
XI GALA DO FUTEBOL DO DISTRITO CASTELO BRANCO
Rádio Cova da Beira
Lu√≠s Correia foi homenageado com o mais alto galard√£o na XI Gala do futebol distrital, que se realizou neste s√°bado no Fund√£o. O atual Presidente da C√Ęmara Municipal de Castelo Branco ocupa, h√° cerca de 20 anos, a presid√™ncia da mesa da Assembleia Geral da AFCB. O trofeu para o melhor dirigente do ano foi atribu√≠do a Rui Quelhas, Presidente da ADF.
Por José Joaquim Ribeiro em 16 de Jun de 2019
Na 11ª edição da Gala do Futebol do distrito de Castelo Branco, que este ano se realizou na Cidade do Fundão, com o patrocínio da Câmara municipal, foram galardoados os melhores atletas, técnicos, dirigentes e árbitros, receberam as taças os clubes que se sagraram campeões distritais e os vencedores das outras provas organizadas pela  AFCB, nas modalidades de futebol e futsal, de todos os escalões etários.

Foram ainda distinguidos outros agentes que muito tem contribuído para a evolução das duas modalidades. Estão neste caso o Enfermeiro António Sousa, que coordena os postos médicos do Clube Académico do Fundão e a Associação Desportiva do Fundão e Manuel Nabais, um homem de uma dedicação extrema a causa da arbitragem, ambos com o prémio Dedicação e ainda, António Machado, ex-presidente do Benfica e Castelo Branco, pelo trabalho desenvolvido no seu clube e Paulo Farinha, do Sertanense, pela obra que continua a fazer na sua coletividade, ambos receberam o Trofeu de Mérito Desportivo. A titulo póstumo foi igualmente galardoado, com igual distinção, o ex-dirigente da AFCB Francisco Matos.

Por terem representado as seleções nacionais, Rute Duarte e Guilherme Duarte receberam um diploma de Mérito Desportivo e por terem estado em estágio nas seleções das suas categorias, ainda que não tenham chegado a internacionais, receberam igual distinção a Rita Sousa e João Nave.

Com a sala de pé, foram agraciados com a placa de Mérito Desportivo os dois atletas do distrito que fizeram parte da seleção de futebol de sete nos jogos mundiais para atletas com deficiência intelectual - Special Olympics -  Simão Martins e João Carlos Teixeira da APPACDM de Covilhã e Castelo Branco, respetivamente.

Nesta cerimónia, foram entregues os diplomas aos dirigentes que frequentaram o curso promovido pala AFCB.

Os troféus Disciplina foram para V. V. Ródão e Sertanense, no futebol e futsal

Em relação aos galardoados, aqueles que foram as escolhas do júri constituído pela comunicação social e dirigentes associativos, os vencedores, foram:

 

Melhor jogador sénior de futebol dos nacionais: Gilberto do Sp. Covilhã

 

Melhor jogador sénior de futebol dos distritais: Leandro Borges do V.Sernache

 

Melhor jogador sénior de futsal dos nacionais: Mário Freitas da AD Fundão

 

Melhor jogador sénior de futsal dos distritais: Dani do Retaxo

 

Melhor Jogador de formação em futebol: Leonardo Melo do Benfica C.Branco

 

Melhor jogador de formação de futsal: Guilherme Duarte do G.D.Mata

 

Melhor Jogadora de Futebol Feminino: Daniela Peralta  do Sp. Covilhã

 

Melhor jogadora de futsal feminino: Rute Duarte  do GD Valverde

 

Melhor Treinador de Futebol sénior: Natan Costa do Oleiros

 

Melhor Treinador de Futsal sénior: Nuno Couto da AD Fundão

 

Melhor Treinador de Futsal de Formação: Telmo Roque da Boa Esperança

 

Melhor Treinador de Futebol de formação: David Almeida do C.Ac. Fundão

 

Melhor dirigente: Rui Quelhas da AD Fundão.

 

Receberam o prémio de melhor arbitro de futebol e futsal, classificação atribuída pelo Conselho de arbitragem do distrito: no Futebol, Paulo Afonso e no futsal, Licínio Duarte

Nos discursos de circunstância, Manuel Candeias agradeceu a presença de todos e, em relação a escolha do Fundão para a realização da Gala, disse que este não e apenas o concelho da melhor cereja do mundo é também um concelho muito virado para o desporto. Agradeceu aos autarcas de todos os concelhos o apoio que dão  aos  clubes, considerando ser por uma boa causa e fez questão de informar que o distrito de Castelo Branco foi o que mais cresceu, em termos percentuais, no número de atletas inscritos nos escalões de formação.

 

Manuel Candeias fez questão de lamentar as tragédias que vitimaram dois desportistas no distrito, Carlos Tereso e Cristiano Januário e a partida, precoce, de Francisco Matos.

 

Paulo Fernandes, o anfitrião, enalteceu o trabalho dos dirigentes, pessoas que, considera, muitas vezes com prejuízo para a suas vidas familiares e quantas vezes financeiras, tanto contribuem para o desenvolvimento do desporto. Fez questão de dizer que os concelhos do distrito oferecem condições ótimas para a prática e/ou realização de toda e qualquer atividade desportiva. Sublinhou o trabalho que os clubes do seu concelho estão a fazer, no futsal e no futebol de formação e não deixou de referir o feito alcançado pelo G.D. Valverde, que, sendo uma terra tão pequena, conseguiu criar condições para ter uma equipa a disputar o campeonato nacional de futsal feminino.

 

Luís Correia, que recebeu o maior galardão desta Gala, Troféu Prestígio, quis partilha o prémio com o seu vice-presidente na mesa da assembleia geral da AFCB, Joaquim Matias, nome que sugeriu para ser o futuro presidente daquele órgão, uma vez que ele não se irá recandidatar. Fez questão de dizer que na sua ligação ao futebol criou amizades com pessoas que muito passou a estimar. Paulo Farinha e António Machado foram dois nomes referidos, mas recordou, também, Francisco Matos. Vincou o trabalho, que considerou de excelente, que Manuel Candeias tem feito a frente da associação e recomendou que se candidate para prosseguir o trabalho que está a fazer.

 

A Gala do Futebol do Distrito de Castelo Branco teve um momento musical de muita qualidade, protagonizada por dois alunos da Academia de Música e Dança do Fundão, Laura Alves (uma voz de arrepiar) e Marco Maçano. A apresentação esteve a cargo dos profissionais da Rádio Cova da Beira, Miguel Malaca e Ana Gil.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados