RCB/TuneIn
Segunda, 17 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
COVILHÃ DESPOLUI RIBEIRAS
Rádio Cova da Beira
A c√Ęmara municipal da Covilh√£ viu aprovada uma candidatura que apresentou √† ag√™ncia portuguesa do ambiente, num valor global de 300 mil euros, destinados a efectuar a limpeza das ribeiras nos locais mais afectados pelos inc√™ndios de 2017 que deflagraram naquele concelho.
Por Nuno Miguel em 12 de Jun de 2019

No perímetro urbano da cidade, os trabalhos já se iniciaram, num investimento que ronda os 130 mil euros, incidindo em quase toda a extensão da ribeira da Goldra e nalguns troços da ribeira da Carpinteira, como refere o vereador com o pelouro das florestas na câmara municipal da Covilhã “a Carpinteira vai ter esses trabalhos de limpeza nalguns troços enquanto que no caso da Goldra estamos a falar na totalidade. Os trabalhos incidem no corte da vegetação que está a proliferar e a invadir a ribeira. Para além disso, e na sequência dos incêndios de 2017, a limpeza vai ser feita desde a sua nascente até à zona da rotunda do rato porque toda a lenha ardida está em cima da linha de água. E neste trabalho para além de serem limpas as zonas ardidas, a erosão já trouxe matérias ardidas para zonas que não foram afectadas pelos incêndios mas que agora também já tem de ser limpas”. 

 

Para além dos trabalhos que já estão em curso no perímetro urbano da cidade, esta candidatura prevê também a intervenção de trabalhos em várias freguesias rurais “o mesmo programa está também a permitir efectuar trabalhos de limpeza em freguesias rurais, num investimento superior a 190 mil euros. Estamos a fazer de vários afluentes do rio Zêzere junto à freguesia do Barco porque também foi percorrida pelos incêndios de 2017, e também as ribeiras do Paul, da Erada e das Cortes porque também essa área foi afectada pelos incêndios. Estamos a falar de pontes e pontões que foram obstruídos por lenhas queimadas e todas essas situações estão a ser desobstruídas”.  

 

Trabalhos que, de acordo com o autarca, vão estar concluídos até final do próximo mês de Julho.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados