RCB/TuneIn
Segunda, 26 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
TRADIÇÕES DE PORTUGAL REPRESENTADAS EM PENAMACOR
Rádio Cova da Beira
O Jardim da República foi o palco natural da 13ª edição do Encontro de Música Tradicional de Penamacor. Mais uma vez, estiveram representadas várias regiões do país, que através dos diferentes grupos deram a conhecer as suas tradições musicais e etnográficas.
Por Paulo Pinheiro em 12 de Jun de 2019

Com o objectivo principal de preservar e divulgar o folclore de Penamacor, oferecendo ao público uma tarde cultural repleta de alegria, música e danças tradicionais, o rancho folclórico de Penamacor cumpriu, mais um ano, o propósito de proporcionar uma tarde diferente a todos que se quiseram associar ao evento.

Além do rancho anfitrião, na viagem pelas tradições sonoras e etnográficas de Portugal participaram os ranchos folclóricos "Cravos e Rosas do Alentejo", de Orada - Borba, "As Salineiras de Lavos”, da Figueira da Foz, do Centro Cultural da Guarda e o grupo de Violas Amarantinas, de Amarante.

Antes das actuações, todos os grupos integraram um desfile etnográfico que começou no Terreiro de Santo António e terminou no Jardim da República.

A deslocação dos grupos ao Encontro de Música Tradicional de Penamacor acontece a título de permuta, sendo que o rancho folclórico de Penamacor se desloca, posteriormente, aos encontros organizados pelos grupos convidados.

“Foram vários grupos, de norte a sul do país, que deixaram aqui a sua marca com as tradições de cada região e Penamacor, como rancho anfitrião, ficou para o final e fez aqui uma apresentação das suas danças e cantares, dos seus trajes, daquilo que melhor caracteriza a cultura do século passado em Penamacor. Estão todos de parabéns”, afirma a presidente do rancho penamacorense.

Ilídia Cruchinho agradeceu o “calor humano” e os aplausos à actuação do rancho organizador do evento

“Acho que é um grande incentivo para que o rancho possa continuar durante muitos anos. As pessoas gostam, vestem a camisola, e dão o seu melhor muitas vezes prejudicando a família.  O rancho folclórico de Penamacor tem actuações agendadas até Setembro e em Outubro irá a França. Isto é a prova que o rancho está bem vivo e leva, como embaixador do concelho, a cultura de Penamacor a vários pontos do país” e ao estrangeiro”, conclui.

 

c/ Luís Seguro 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados