RCB/TuneIn
Segunda, 17 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
REQUALIFICAÇÃO JÁ COMEÇOU
Rádio Cova da Beira
Dentro de um ano o edifício do antigo colégio de Santo António, no Fundão, vai estar completamente requalificado. A primeira pedra das obras de requalificação do imóvel foi lançada no âmbito das comemorações do dia do concelho.
Por Nuno Miguel em 12 de Jun de 2019

Trata-se de um investimento de a rondar os 815 mil euros e que vai ser transformado numa unidade que possa dar apoio à aposta que tem vindo a ser feita pelo município do Fundão na área do desenvolvimento tecnológico mas sem esquecer a inovação social, como refere o presidente da autarquia “queremos que esteja aqui um espaço permanente de inovação social no coração da rua da cale, que foi sempre um dos nossos factores mais diferenciadores de sempre. Mas também o jardim onde estamos vai transformar-se num espaço público. Quer isso dizer que a rua da cale vai ganhar um jardim que vai poder ser utilizado pela população em geral e não tenho dúvidas que vai ser um ganho nas vivências qualificadas que queremos que cada vez mais surjam neste eixo”. 

 

Paulo Fernandes acrescenta que esta intervenção vai ser efectuada ao abrigo do plano estratégico de desenvolvimento urbano, sendo uma oportunidade única para devolver à comunidade um dos edifícios mais emblemáticos da rua da cale “conseguimos meios muito importantes para a realização desta intervenção; dos 815 mil euros de investimento que aqui vão ser executados conseguimos ter 85 por cento a fundo perdido e por isso temos uma oportunidade impar de recuperar um dos nossos edifícios com mais história e não tenho dúvidas que ainda muitos fundanenses têm a memória daquilo que foi o primeiro colégio da cidade”.

 

O edifício começou por ser a casa do juiz desembargador Vaz de Carvalho, que teve um papel fundamental para que o Fundão pudesse deixar de fazer parte do concelho da Covilhã. Posteriormente foi transformado em estabelecimento de ensino, sendo a primeira unidade no concelho onde funcionaram turmas mistas. 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados