RCB/TuneIn
Terça, 17 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PROGRAMA «PROMOVE» APRESENTADO NA UBI
Rádio Cova da Beira
Apoiar e impulsionar iniciativas que contribuam para a transformação e dinamização do território é um dos principais objectivos do programa “Promove”, dinamizado pela fundação “La Caixa” e direccionado para os territórios transfronteiriços de Portugal.
Por Nuno Miguel em 07 de Jun de 2019
A iniciativa é complementada com um concurso de ideias, direccionado para alunos das universidades e institutos politécnicos sediados no interior tendo em vista a implementação de projectos inovadores.
De acordo com o curador da fundação, Artur Santos Silva, esta iniciativa foi desenhada depois da realização da última cimeira ibérica, onde foi definido que o desenvolvimento das regiões de fronteira deve ser encarado como uma prioridade por Portugal e Espanha “são projectos que contribuam para valorizar ou proteger os recursos naturais, que visem atrair investimentos e atrair ou reter recursos humanos altamente qualificados. No ano passado o programa chamou-se «promove regiões transfronteiriças” mas não houve um projecto transfronteiriço apresentado. Este ano chama-se «fronteiriço; promove o desenvolvimento das regiões fronteiriças» e se forem apresentados projectos transfronteiriços eles serão bonificados na avaliação pelo júri a que eu presido”.      
Na apresentação deste programa, que decorreu na universidade da Beira Interior, Artur Santos Silva não perdeu ainda a oportunidade de lançar um desafio aos autarcas da região no sentido de assumirem um papel mais reivindicativo junto do poder central “estas regiões devem ter um regime fiscal altamente agressivo. Por exemplo em IRS pagar-se muito menos ou em transferências para a segurança social para aqueles que fiquem nestas regiões a trabalhar e não sejam atraídos pelo litoral. Eu acho que é fundamental que o poder local, com a legitimidade que tem, exija reformas sem as quais nós vamos ter problemas dramáticos daqui por 20 ou 30 anos e que temos a obrigação de evitar”. 
O prazo de apresentação de candidaturas ao “Promove” direccionado para as regiões transfronteiriças termina no próximo dia 31 de Julho. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados